dezembro 05, 2012

Uma alternativa para limpar o mar

É até difícil de imaginar: uma região maior que as áreas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, somadas, de lixo. Só lixo, principalmente plástico. Localizada entre a costa do Oceano Pacífico dos Estados Unidos e as ilhas do Havaí, o chamado “lixão do Pacífico” fica concentrado naquela região por causa das correntes marítimas e dos ventos.
Além de poluir o mar, a enorme concentração de micropartículas de plástico, material não degradável, acaba alimentando (e intoxicando) peixes e outros animais da fauna marinha e desequilibrando o ecossistema marítimo. São dejetos que chegam das cidades e das embarcações que navegam pelo oceano.


Se é difícil até mesmo dimensionar o tamanho do lixão, é também praticamente impossível calcular como limpar os mares. Mas há pequenas iniciativas, como o “Drone Marine”, esta máquina criada por um grupo de designers da Yanko Design capaz de recolher lixo do oceano. O Drone Marine pode funcionar ininterruptamente por até duas semanas e, através de sinais sonoros, evita que peixes e outros animais marinhos sejam “capturados”.
Apesar da tecnologia, é sempre bom lembrar que evitar que lixo não degradável, como o plástico, chegue aos mares será sempre a forma mais eficaz de protegermos nossos oceanos.


O vídeo abaixo traz uma reportagem da TV Globo sobre o lixão do Pacífico:


Fonte: respostas sustentaveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário