dezembro 04, 2012

Biocombustíveis voam mais alto


 Um combustível mais verde vai passar a cruzar os céus do planeta. Na esteira da supervalorização do preço do galão dos combustíveis fósseis, fabricantes de aviões e empresas aéreas estão apostando em plástico reciclável, serragem, palha, óleo de cozinha e algas para mover as máquinas voadoras. Medida que joga a favor da meta do setor em reduzir as emissões de carbono em 50% em 2050, tendo como base o ano de 2005, de acordo com a Associação Internacional do Transporte Aéreo.
No Brasil, a TAM fez um voo experimental, em novembro de 2010, o primeiro voo experimental com biocombustível de pinhão-manso, oleaginosa também usada na produção de biodiesel. O pinhão-manso foi escolhido por ter característica tropical – é típico do Cerrado – e não ser comestível. No exterior, a United Airlines já testou a mistura de biocombustível feita de algas. Em outubro, a Airbus e a petrolífera chinesa Sinopec assinaram um acordo para desenvolver um combustível de biomassa e óleo reciclado.
O combustível verde ainda não compensa do ponto de vista econômico. Custa aproximadamente seis vezes mais do que o diesel convencional. Mas com o desenvolvimento da indústria a expectativa é que os preços fiquem convidativos. Desde a década de 1960, as partículas poluentes emitidas pelas empresas de aviação caíram cerca de 70%. Mesmo assim, os aviões são, proporcionalmente, o setor de transporte que mais polui. As 17 mil aeronaves comerciais em atividade no mundo respondem por 2% das emissões dos gases de efeito estufa.

Fonte: Respostas sustentaveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário