janeiro 08, 2013

Uma nova Atlântida em ilha na Turquia

Fonte: Studio Dror / Divulgação

Recentemente, o governo da Turquia se viu numa encruzilhada: onde colocar um bilhão de metros cúbicos de terra que serão removidos para a construção de um canal que vai cortar Istambul? A imensa quantidade de terra sem utilidade chamou a atenção da construtora turca Inanlar, que, em parceria com o estúdio de design americano Dror, apresentou uma solução que, para muitos, pode parecer mirabolante: a Ilha de HavvAda. A proposta deles é construir uma ilha residencial de três quilômetros de diâmetro formada por seis montanhas.
As colinas seriam erguidas sobre estruturas esféricas de aço com alturas que variam entre 230 e 400 metros. Além de faraônica, essa obra grandiosa também planeja transformar HavvAda numa área residencial totalmente sustentável. A começar pelos edifícios que, ao contrário dos prédios das grandes cidades, erguidos de forma vertical, seriam construídos horizontalmente. Com isso, os moradores da ilha turca viveriam em imóveis com melhor iluminação e ventilação. De quebra, teriam uma vista panorâmica para o mar!
E para tirar HavvAda do papel, a construtora promete adotar medidas bacanas para o planeta. Cada montanha, ou prédio, como queiram, teria um sistema próprio de energia renovável, todas as seis construções possuiriam geração de energia solar, reaproveitamento de água da chuva, reciclagem de lixo e circulação de ar natural dentro das estruturas. Ainda segundo o pessoal da Inanlar, a ideia é que a produção de energia da comunidade da ilha seja maior do que o consumo. Tudo para diminuir o impacto ambiental de uma megaobra. O projeto turco de tão ambicioso poderia construir um novo capítulo da nossa mitologia moderna. Seria a ilha turca uma substituta de Atlântida? A ilha que teria abrigado uma potência naval há quase dez mil anos desapareceu do mapa sem deixar vestígios, agora resta aguardar o surgimento de HavvAda.

Artigo escrito por Gabriel Pondé - Fonte: Respostas sustentáveis


Nenhum comentário:

Postar um comentário