janeiro 10, 2013

Agentes da limpeza


Foto: Marcos de Paula - Renato Sorriso ficou famoso desde que começou a fazer da limpeza na Sapucaí uma apresentação de samba.

O trabalho deles passa quase despercebido no dia a dia das grandes cidades, costuma ser pouco reconhecido e até desvalorizado pela população. Mas são esses profissionais os “mágicos” responsáveis por fazer desaparecer os resíduos depositados diariamente nas nossas calçadas. E até mais do que isso. Se você tem água limpa para as suas necessidades diárias, isso também é mérito deles, os responsáveis por toda a limpeza urbana e que, diariamente, nos livram do lixo e do mau cheiro que nós mesmos produzimos e mal nos damos conta.
E, por falar em mau cheiro, essa é apenas uma pequena parcela dos inúmeros desafios que envolvem esse trabalho. Muitas funções são arriscadas e até mesmo assustadoras, como é o caso de quem trabalha na limpeza de rios poluídos e nas centrais de tratamento de esgoto. Esses profissionais contam com uma roupa especial que impede por completo o contato do mergulhador com o ambiente contaminado. A tarefa não é fácil. Além do perigo de contaminação e da pouca visibilidade, eles têm ainda a função de retirar os objetos mais improváveis de dentro de rios poluídos, como o Tiete, em São Paulo: são geladeiras, móveis e até cadáveres. E sem falar que mergulhar numa fossa de esgoto usando nada mais do que o tato para consertar aparelhos ou investigar quando alguma coisa dá errado na central de tratamento também não é serviço para qualquer um.
Menos perigoso, mas não menos importante, é o trabalho dos agentes de limpeza urbana que varrem a cidade e recolhem o lixo das casas e edifícios, dos guardas florestais encarregados das florestas e parques urbanos e de tantos outros profissionais envolvidos nessa função. Afinal, o lixo tratado com descaso acaba voltando de alguma maneira, seja pelo entupimento de canais pluviais e bueiros ou rios assoreados que acabam transbordando e aumentando o risco de doenças como a leptospirose. O trabalho de manutenção da limpeza urbana é de todo mundo. Assuma o seu papel: embale o seu lixo corretamente, recicle e dê uma olhada no vídeo abaixo para se inspirar. O vídeo é uma campanha de mobilização do governo de Fortaleza.


Fonte: Respostas Sustentáveis



Nenhum comentário:

Postar um comentário