janeiro 21, 2013

Pode? Quatro produtos de cozinha que são possíveis de reutilizar ou reciclar



capa.jpg

Garrafas plásticas, frascos de vidro, latas de alumínio são produtos típicos que as pessoas costumam reutilizar ou reciclar. Mas como já dizia Lavoisier, “nada se perde, tudo se transforma”. Você pode, sim, ir além.
Para ajudar a ampliar sua lista de materiais recicláveis, o EcoD traz quatros produtos que talvez você não saiba, mas que podem ter uma nova utilidade no final da vida útil.


Esponja

A melhor opção mesmo é utilizar buchas vegetais que são biodegradáveis e mais duráveis. Mas se você ainda não conseguiu se desfazer da bucha tradicional, existe outra alternativa. Uma ideia inteligente é utilizar uma das qualidades das esponjas: o seu poder de absorção. 

Então, por que não usar a esponja para ajudar a manter o solo úmido para vasos de plantas? Para isso basta lavar a esponja, cortá-la para caber dentro do fundo de um vaso, cubra com terra, água e a planta. A esponja vai absorver o excesso de água, o que será, então, lentamente liberada de volta para o solo. Esponjas também podem ser usadas para outros projetos, como pincel, por exemplo.


Aparelhos de jantar

Se você tem aparelhos de jantar ou um único prato que não utiliza mais e estejam em boas condições, uma boa opção é doá-los. Caso os pratos estejam quebrados, eles podem virar projetos de arte, tais como mosaicos. Outra opção é verificar com instalações de reciclagem locais que aceitam concretos ou tijolos. Algumas destas instalações podem aceitar placas de cerâmica, que muitas vezes são moídas e transformadas em brita.


Utensílios de madeira

Para colheres de madeira e outros itens que são muito utilizados na cozinha, uma boa opção é quebrá-los em pedaços menores e adicioná-los à sua compostagem. Os utensílios podem ajudar no seu jardim, que por sua vez vai ajudar a alimentá-lo. Se os seus utensílios ainda estão em bom estado, você pode considerar também a ideia de doá-los a uma loja de segunda mão.


Panelas

Dependendo do tipo de panelas de metal que você tem, você pode encontrar uma empresa de reciclagem que se interesse, principalmente se forem feitas de alumínio, cobre ou aço. As que possuem revestimento antiaderente podem ser mais complicadas, já que é preciso remover o revestimento antes da reciclagem.

É bom verificar também se o fabricante da panela possui programa de reciclagem, o que facilita bastante. Para os mais criativos as panelas velhas podem virar cacos de plantas, com alguns toques de customização.

Fonte: eco desenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário