Fonte: Comprar, Tirar, Comprar / Divulgação O desafio da sustentabilidade exige posicionamentos contundentes e urgentes da sociedade organizada. É o que acontece com a questão das estratégias institucionais para durabilidade dos produtos. Muitas empresas têm se mostrado, no mínimo, desatentas com este recorrente problema conhecido pelo estranho nome de obsolescência programada. |
Falta de peças, novos modelos que se sucedem, erros programados são algumas das estratégias usadas indistintamente por fabricantes de produtos de diversos segmentos. A estratégia não é exclusividade da indústria de eletroeletrônicos. A cada estação a indústria da moda, por exemplo, brinda seus clientes com novas e elegantes coleções estimulando um consumo, muitas vezes, supérfluo e desmedido.
As soluções devem estar calcadas na transformação da lógica do consumo – a satisfação com a compra, pela lógica do bem-estar – a satisfação com o uso dos produtos. Especialistas apontam para a instituição de um marco regulatório relativo à produção e durabilidade dos produtos que incentivem consumidores e empresas a uma mudança de paradigma. Uma nova dinâmica sustentável exige produtos capazes de respostas duradouras para problemas globais e urgentes, como o consumismo, desperdício e a crise ambiental.
Para se aprofundar no tema assista o documentário espanhol Comprar, Tirar, Comprar sobre a obsolescência programada. O documentário viaja para a França, Alemanha,Espanha e para os Estados Unidos a fim de entrevistar pessoas envolvidas de alguma forma com essa que se tornou uma das bases da economia moderna.
Fonte: Respostas Sustentáveis - Artigo escrito por Julio Stephano
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