janeiro 07, 2013

Respostas duradouras

Fonte: Comprar, Tirar, Comprar / Divulgação


O desafio da sustentabilidade exige posicionamentos contundentes e urgentes da sociedade organizada. É o que acontece com a questão das estratégias institucionais para durabilidade dos produtos. Muitas empresas têm se mostrado, no mínimo, desatentas com este recorrente problema conhecido pelo estranho nome de obsolescência programada.
Falta de peças, novos modelos que se sucedem, erros programados são algumas das estratégias usadas indistintamente por fabricantes de produtos de diversos segmentos. A estratégia não é exclusividade da indústria de eletroeletrônicos. A cada estação a indústria da moda, por exemplo, brinda seus clientes com novas e elegantes coleções estimulando um consumo, muitas vezes, supérfluo e desmedido.
As soluções devem estar calcadas na transformação da lógica do consumo – a satisfação com a compra, pela lógica do bem-estar – a satisfação com o uso dos produtos. Especialistas apontam para a instituição de um marco regulatório relativo à produção e durabilidade dos produtos que incentivem consumidores e empresas a uma mudança de paradigma. Uma nova dinâmica sustentável exige produtos capazes de respostas duradouras para problemas globais e urgentes, como o consumismo, desperdício e a crise ambiental.
Para se aprofundar no tema assista o documentário espanhol Comprar, Tirar, Comprar sobre a obsolescência programada. O documentário viaja para a França, Alemanha,Espanha e para os Estados Unidos a fim de entrevistar pessoas envolvidas de alguma forma com essa que se tornou uma das bases da economia moderna.


Fonte: Respostas Sustentáveis - Artigo escrito por Julio Stephano


Nenhum comentário:

Postar um comentário