janeiro 31, 2013

Já imaginou morar numa cidade planejada para ser sustentável?


Fonte: Governo de Cingapura (www.tianjinecocity.gov.sg) – Projeto da Ecocidade de Tianjin


No dia 5 de dezembro de 2012, o Brasil e o mundo perderam Oscar Niemeyer. A morte do maior arquiteto brasileiro de todos os tempos provocou uma extensa revisita a suas obras e homenagens a sua grande capacidade criativa. Como arquitetura é parte da realidade, pensar de maneira sustentável ainda não era comum no mundo nos anos 50. Por isso, até mesmo o genial Niemeyer acabou não levando em consideração questões hoje importantes, como transporte público de qualidade, reaproveitamento de água da chuva e medidas que evitassem a emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera.
No entanto, as questões ambientais estão na ordem do dia de todo o mundo. Há mais de 100 cidades sendo planejadas a partir do zero tendo como conceito fundamental a sustentabilidade. Os projetos de novas ecocidades, como vêm sendo chamadas, estão presentes em diversos países. Uma das maiores delas é Tianjin Eco-City, empreendimento conjunto entre China e Cingapura.
A cidade vai ocupar quase 17 km2  ao sul da capital chinesa, Pequim. Os prédios do governo coletam água da chuva para uso, são abastecidos por energia geotermal (obtida a partir do calor do interior da Terra), possuem persianas que abrem e fecham de acordo com a incidência da luz e plataformas de aquecimento a partir de energia solar. Entretanto, a grande diferença de Tianjin para as outras ecocidades é que seus moradores não precisarão fazer grandes esforços. Na prática, os habitantes serão os primeiros a experimentar as inovações de pesquisas, como o uso de carros elétricos que circulam sem a necessidade de motoristas e sistema de iluminação pública que necessita de menor quantidade de energia para funcionar. A expectativa das autoridades chinesas é que em 2025 a ecocidade seja o lar de 350 mil pessoas.
Fonte: Respostas sustentaveis - Artigo escrito por Henry Galsky

Nenhum comentário:

Postar um comentário