janeiro 11, 2013

Ecofrete é alternativa para transporte de carga

A opção de integrar o Brasil por rodovias é um caminho sem volta, mas o país pode, e deve, reduzir os impactos que o transporte pesado de caminhões acarreta. Diminuir o consumo de energia e a emissão de gases poluentes é uma necessidade, um objetivo com várias maneiras de se atingir.


Fonte: Blog do Caminhoneiro/ Divulgação

Alguns números dão a dimensão do setor de transportes na economia brasileira. Responsável por 6,5% do PIB (2006), o setor consumiu cerca de 30% de toda a energia consumida e das emissões de CO2 no país (2007). E essa é uma fatia que tende a aumentar: entre independentes e empresas, o Brasil tem mais de 500 mil operadores de transporte rodoviário de cargas, número que vem aumentando.
Esses dados foram apresentados num relatório do Banco Mundial que trouxe sugestões para reduzir os danos. Com o objetivo de estimular o transporte mais limpo, o “ecofrete”, há várias propostas para minimizar os impactos ambientais, desde o uso de materiais mais leves na fabricação dos caminhões, filtros e catalisadores até o treinamento de motoristas para uma direção mais econômica.
Mas colaborar para essa redução de danos do transporte de carga também está ao alcance de todos nas pequenas ações do dia a dia. Um bom exemplo são os serviços de boy ou de correio que usam bicicletas como transporte e já funcionam em São Paulo e Curitiba. Optar por um correio sustentável na hora de enviar documentos não custa nada, não é mesmo?
Fonte:  Respostas Sustentáveis - Artigo escrito por Miguel Caballero

Nenhum comentário:

Postar um comentário