junho 26, 2012

Semana de Integração Ambiental movimenta o Balneário dos Prazeres


A preservação ambiental deve ocorrer naturalmente, diariamente. Entretanto, essa semana é especial. A Semana de Integração Ambiental - Cultura, Gestão Ambiental e Ecologia - teve início no último dia 23 e se estende até o dia 1º de julho com atividades de caráter ambiental na praça Aratiba e no Oásis Praia Clube, no Balneário dos Prazeres, em Pelotas. O evento é promovido pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), apoiado pelo projeto Rastro Selvagem, prefeitura e Sanep. A entrada é gratuita e o espaço aberto a toda comunidade. 

Moradores do Balneário dos Prazeres sentiram necessidade de um evento voltado ao meio ambiente e focado na natureza que os rodeia. Diante do apelo, a SQA, que já realiza anualmente a Semana de Integração Ambiental, optou por atender o desejo da comunidade e promover a semana no próprio balneário. O titular da SQA, Paulo Morales, explica que, além de cumprir o calendário anual, a ideia é despertar o interesse da população para que se desloque até o balneário e integre as ações ambientais sugeridas. É uma causa justa que se identifica com a praia.

Intervenções pontuais em áreas degradadas são possíveis, mas o secretário disse acreditar que muito mais importante é o sentimento e a consciência da população na preservação do meio em que vive.

É visível: os moradores estão mais preocupados em preservar o seu ambiente do que os turistas. Gustavo Arruda, um dos integrantes do Projeto de Extensão do curso de Ecologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), diz que a palavra chave é integração.

Educação
Nesta segunda-feira (25), durante a abertura, cada escola participante recebeu 50 Cartilhas Ecológicas da SQA para disponibilizar aos alunos mais um conteúdo sobre o meio ambiente. Pâmela da Rosa, de 10 anos, é estudante da Escola Francisco de Campo Barreto, localizada no Balneário Valverde. Junto com a professora de Ciências, Iara Devantier, a aluna conta que faz a sua parte e se preocupa muito com o meio ambiente. Ela participa do projeto Adote uma Escola, que realiza coleta de materiais recicláveis para reaproveitar posteriormente. “É transformar lixo em arte”, diz a professora Iara. A aposta de maior movimento é no sábado, onde a programação está recheada de atividades. Morales já adianta a expectativa. “Tenho certeza que será um bom evento. A sementinha vai estar plantada. Temos que começar por algum lado."

Fonte: Diário Popular


Nenhum comentário:

Postar um comentário