junho 26, 2012

Fetter inaugura Estação de Transbordo de lixo


O Lixo urbano de Pelotas, a partir de ontem (26), começou a ser transportado para o aterro sanitário controlado, no município de Candiota, há 120 quilômetros. Pela manhã, o prefeito Adolfo Antonio Fetter, acompanhado de secretários municipais e autoridades, inaugurou a Estação de Transbordo, local onde os caminhões de coleta de lixo farão a transposição para os caminhões que transportarão os resíduos.


“Este é um dia importante e histórico, onde a prefeitura dá prosseguimento ao processo de revolução ambiental”, ressaltou o prefeito, referindo-se às varias ações desenvolvidas em seu governo nesta área, como a coleta conteinerizada, coleta seletiva porta a porta, e agora a desativação e recuperação do aterro sanitário, que hoje esta sendo desativado.

Fetter lembrou que quando assumiu a Prefeitura, imediatamente iniciou conversas com a Fepam, no sentido de obter licenciamento de outras áreas para a transferência do aterro sanitário, que estava em atividade há 20 anos. “Houve uma grande dificuldade de licenciar um aterro, pelos motivos mais diferentes”, relata ele, acrescentando que, com isso, não foi possível viabilizar o novo aterro, e a forma encontrada foi à contratação de uma empresa para realizar estudo técnico, que apontou mais de 200 lugares no Município, mas infelizmente não havia mais tempo hábil para se implantar o novo aterro, o que apontou a atual solução que é o trasbordo do lixo para o aterro licenciado em Candiota, contrato feito por dois anos.



O prefeito também reclamou da ação da Fepam, que lacrou o aterro sanitário, sem nem mesmo uma notificação prévia. “No momento em que a Estação de Transbordo estava com 99% das obras prontas, fomos pegos de surpresa por esta ação, que conseguimos reverter através de liminar, onde ganhamos mais dez dias para utilização do aterro. Para provarmos que faltava apenas um detalhe para o transbordo funcionar, está agora inaugurando, e iniciando a atividade de transporte do lixo urbano”, concluiu.


A Empresa Meio Oeste vai utilizar para o transporte quatro caminhões bitrem (com duas composições), com capacidade de 40 toneladas cada, com pelo menos oito viagens diárias. O depósito máximo permitido na unidade de transbordo (área coberta) será de 20 toneladas. Pelotas produz um volume diário de 180 toneladas de resíduos sólidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário