junho 01, 2012

Deslocamento de água para a barragem deve começar em 30 dias

A transposição de água do arroio Pelotas para a barragem Santa Bárbara, em Pelotas, deve iniciar em 30 dias, segundo informou o presidente do Sanep, Daltron Irigoyen, na tarde desta quinta-feira (31). De acordo com ele, as obras para o deslocamento de água estão em andamento e devem ser concluídas em no máximo um mês.

A construção de uma barragem de sacos de areia já foi concluída no arroio Pelotas, afirma Irigoyen. Faltariam agora pequenas obras como a colocação de uma bomba elétrica, um transformador, terminar drenagem a céu aberto e reparo da tubulação que está danificada. 

Enquanto a transposição não fica pronta, o abastecimento de água na cidade está garantido pela colocação de uma segunda bomba na Santa Bárbara. A bomba em funcionamento desde sábado assegurou que a produção de água fosse praticamente dobrada, saltando de 30 milhões de litros por dia para 50 milhões. “Com essa medida que tomamos, estamos pegando água do meio da barragem, o que vai garantir o abastecimento por até 60 dias”, diz.


Chuvas
Maio encerrou com precipitação muito inferior à média para o mês. O acúmulo total mensal foi de 5,1 milímetros enquanto a média de precipitação para o mês fica em torno de 101 milímetros. Mas de acordo com o professor de meteorologia da Universidade Federal de Pelotas, Gilberto Diniz, as chuvas devem normalizar nos próximos meses. Junho e julho devem registrar precipitação de 115 a 120 milímetros.

Fonte: Diário Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário