junho 26, 2012

Município terá primeira usina térmica a biogás do RS

Atualmente 150 municípios do Rio Grande do Sul enviam resíduos domiciliares para o aterro sanitário de Minas do Leão. Em função disso, a primeira usina térmica com utilização de biogás do Estado será construída na cidade.
Com investimento inicial de R$ 20 mil, o projeto sustentável é de responsabilidade da VEGA, do Grupo Solví. De acordo com o diretor de projetos da empresa, Carlos Bezerra, pela decomposição do material orgânico, o biogás é retirado do local, tratado e transformado em energia elétrica.
A previsão é de que a usina entre em funcionamento no primeiro semestre de 2014, com capacidade inicial de gerar 6 megawatts, quantidade que pode abastecer uma cidade de 60 mil habitantes. No entanto, posteriormente, a capacidade deve ser ampliada para 20 megawatts.
A termelétrica já tem licença ambiental prévia e autorização de geração da Agêcia Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, aguardando apenas a licença ambiental de instalação, conforme Carlos Bezerra.
O Grupo Solví já tem uma termelétrica a biogás em Salvador, na Bahia. Além disso, estudos são feitos nos municípios de São Leopoldo e Santa Maria.

Fonte: portadenoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário