junho 15, 2012

Fepam fecha aterro de Pelotas




Funcionando sem licença desde o fim do ano passado, com sobrecarga de dejetos e destino irregular do chorume, o aterro municipal de lixo foi fechado no fim da tarde desta quinta-feira (14) pela Fepam. Agora, os resíduos gerados emPelotas serão encaminhados para Candiota.


O prefeito Fetter Júnior (PP) considerou o fechamento abrupto do aterro uma atitude prepotente, arbitrária e inconsequente. Ele afirmou ainda que a medida poderia vir a causar inúmeros transtornos e inconveniências à população pelotense - sobretudo considerando o horário e a chegada de chuva - caso a administração municipal ainda não tivesse condições de dar início ao sistema de transbordo. 



De acordo com o coordenador de projeto ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Fepam, Rafael Brahm, uma vez que o Sanep já possui a licença de operação para área de transbordo, não existe por que o local irregular continuar sendo usado. 



A área situada na Marcílio Dias já funciona há mais de 20 anos e está com a capacidade esgotada desde março, mas havia ganho um prazo maior de sobrevida para possibilitar a conclusão das obras do novo local. Conforme o presidente do Sanep, Daltro Irigoyen, como o aterro fechado, o novo sistema de descarte de resíduos seria implantado já na noite de quinta. Com a mudança, o lixo coletado na cidade será levado para a Estação de Transbordo e direcionado por contêiner para Candiota, segundo estabelece contrato de dois anos assinado pela prefeitura com a empresa responsável pelo transporte e alocação dos resíduos.



O prefeito Fetter Júnior disse ter estranhado muito a atitude da Fepam, sobretudo porque a Fundação concedeu a licença de operação à Estação de Transbordo no dia 5 de junho. Assim que tomou conhecimento do fechamento do Aterro Controlado, contudo, Fetter disse ter buscado contato com o governador do Estado, Tarso Genro, e a secretária de Gestão, Miriam Marroni. Estaria no aguardo dos retornos, para expressar sua inconformidade e solicitar que a medida seja revista imediatamente.

Fonte: Diario Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário