junho 26, 2012

Lixo para os canudos



Enquanto a polêmica das sacolas plásticas ainda está longe de um desfecho no Brasil, lá fora a guerra é outra. O inimigo novamente é o plástico, agora no formato de canudo. 
Em uma referência ao consagrado filme Star Wars (Guerra nas Estrelas), uma agência de publicidade britânica criou uma campanha a partir do trocadilho Star Wars (Guerra dos Canudos). A idéia é fazer com que os restaurantes se comprometam a não entregar canudos, a menos que o cliente peça. Os combatentes alegam que 3,5 milhões de unidades são descartadas por dia somente na rede McDonald's do Reino Unido. A preocupação existe porque o plástico demora, no mínimo, cem anos para se decompor.
Embora não haja estatística oficial sobre os efeitos do descarte de canudos, um estudo realizado em Xangrilá, no litoral norte gaúcho, detectou que eles corresponderam a 7,5% do lixo da praia. No caso de todos os tipos de plástico, o percentual foi de 42%.
Especialista em lixo marinho, Juliana Assunção Ivar do Sul relaciona o turismo e o nível socioeconômico dos veranistas como fatores que poderiam alterar o número de canudos encontrados na areia. É também no comportamento que a coordenadora da área de resíduos sólidos do Instituto Pólis, Elisabeth Grimberg, acredita que está um solução:
-Nós temos de nos perguntar: é essencial? Não. Então, tem de parar.

De acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), no litoral gaúcho, de Torres a Mostardas, foram  resgatadas 73 tartarugas verdes que estavam morrendo na areia, entre 2008 e 2011. Resultado: 95% não resistiram por ingestão de plástico. No litoral, do Chuí à Lagoa do Peixe, de 1994 a 2007, 35 aves marinhas foram encontradas mortas na costa - 40% com algum sinal de ingestão de plástico.

                                                                                               PLANOS DAS REDES DE ALIMENTAÇÃO

Seis cadeias de restaurantes foram ouvidas a respeito da política sobre canudinhos:

BOB'S
Ressalta que já substituiu os copos plásticos por papel. Afirma estudar modelos de canudos que possam ser sustentável. Não responde a respeito da eliminação de canudos plásticos.

BURGER KING
O executivo responsável não estava disponível para dar uma posição sobre o assunto. 

HABIB'S
Apesar de já usar cardápios recicláveis, por enquanto não há perspectiva de eliminação de canudos.

MC'DONALDS
Oferece canudos em embalagens de papel, que antes ficavam em dispensadores. A rede não informa sobre possível eliminação dos canudos. 

PETISKEIRA
Não há perspectiva da eliminação. A rede oferece o canudo com o suco, pois a espuma suja os lábios. Para refrigerantes, dá apenas se o cliente pedir. 

SUBWAY
Está trocando todas embalagens de plástico pelas de papel, mas não fala sobre possível fim do uso de canudos.

Abolir o canudinho também pode prevenir doenças. Hiperatividade, câncer de mama, câncer de intestino grosso, infertilidade masculina e problemas relacionados às glândulas são alguns dos problemas que teriam associação ao bisfenol-a, substância encontrada em vários plásticos. Entre eles, o usado para fabricar o canudo.
Esse plástico é geralmente brilhante e transparente. Mas a endocrinologista e coordenadora da campanha contra bisfenol-a da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Tânia Bachega, alerta que se guiar apenas pelas características físicas pode levar ao erro. O melhor é conferir a composição química. Se houver policarbonato, existe bisfenol-a.

O PLÁSTICO É RESINA, É DERIVADO DO PETRÓLEO NÃO RENOVÁVEL. DA EXTRAÇÃO À RECICLAGEM, TODO PROCESSO GERA IMPACTO NO MEIO AMBIENTE.

Fonte: Zero Hora - Meu mundo sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário