junho 01, 2012

Medidas reduzem o impacto ambiental da duplicação na BR 392

Enquanto a sociedade vibra com o andamento dentro do prazo da duplicação pedida há décadas para diminuir o número de tragédias na BR-392, uma equipe formada por 16 profissionais comemora a diminuição de outras estatísticas. Embora as vidas humanas perdidas na rodovia sejam os dados mais alarmantes, estima-se que o número de animais que morrem diariamente no local por atropelamento seja muito maior. Para diminuir o impacto ambiental causado por uma vasta obra de 84 quilômetros de extensão, uma equipe da empresa Serviços Técnicos de Engenharia (STE) foi contratada pelo Departamento Nacional de Infraestruturta de Trânsito (Dnit) para fazer a gestão ambiental da localidade.

Obrigatório por lei desde outubro do ano passado e implantado pelo Dnit desde 2003, o projeto de Gestão Ambiental vem revolucionando o Brasil em termos de ecologia. As antigas rodovias têm até 20 anos para se adequar às novas exigências feitas pelo Ibama. Assim, a previsão é que daqui a duas décadas o país tenha 45 mil quilômetros de rodovias “ecológicas” pavimentadas. 


O papel da equipe de gestão ambiental de uma estrada é estudar todo o ambiente onde a pista de rolagem será duplicada ou construída e ver todos os impactos ambientais que serão gerados. A partir destes dados são desenvolvidos um planejamento e uma adequação das obras para se minimizar o impacto causado na natureza. No caso da BR-392, as comunidades de cobras d’água, gambás, ratões do banhado, tartarugas, anus brancos entre centenas de outras espécies serão as principais beneficiadas.

Isso porque estas são as vítimas mais frequentes de atropelamento na via que nunca teve um planejamento para manejo dos animais silvestres. Agora, com base em estudos que delimitam os pontos com maior índice de acidentes, haverá cercas de contenção planejadas de forma a direcionar os animais às passagens subterrâneas de fauna. Os locais são adaptados tanto para os animais terrestres como para os aquáticos. As travessias subterrâneas também serão construídas sob a pista atual que passará por reparos conforme for liberado o trecho duplicado.

Fonte: Diario Popular 

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