outubro 10, 2011

Solar: 150 coletores residenciais no RS

A distribuidora ES Sul instalou 150 coletores de energia solar em casas de famílias de baixa renda. Segundo a companhia, o projeto piloto começou em Canoas (RS) e se estenderá para mais quatro cidades gaúchas: em Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo e São Leopoldo. O investimento da AES Sul nesse projeto é de R$ 862 mil, incluindo os equipamentos e a instalação. A medida integra projeto de eficiência energética da companhia, que prevê ações de combate ao desperdício e uso racional da energia elétrica. De acordo com a AES Sul, a instalação dos coletores poderá vir a ser expandida.

Há duas semanas teve início a instalação de 65 coletores de energia solar em residências de famílias de baixo poder aquisitivo, no Loteamento das Torres, em Canoas. As famílias, que moravam em condições irregulares, receberam da prefeitura municipal o lote e a residência, em área regularizada. Já a AES Sul forneceu o kit padrão das casas. A concessionária está instalando os coletores que aquecem a água do chuveiro, podendo reduzir em até 30% o consumo de energia.

Desde 2009, a empresa trocou 300 mil lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas, está substituindo 2.500 geladeiras antigas de alto consumo por novas que consomem menos energia, instalou chuveiros mais econômicos, reformou instalações internas, realizou periodicamente ações de conscientização sobre o uso racional e seguro de equipamentos elétricos, orientações sobre consumo e cursos profissionalizantes.


Fonte:http://www.procelinfo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário