outubro 20, 2011

Seminário Brasil-França reflete sobre educação profissional e energias renováveis


As energias renováveis são o tema central dos trabalhos do 1° Seminário da Educação Profissional e Tecnológica Brasil-França nesta quarta-feira (19). O evento faz parte do convênio de intercâmbio internacional que os institutos federais do Rio Grande do Norte (IFRN), de Minas Gerais (IFMG)  e o Sul-rio-grandense (IFSul) têm com três liceus franceses: Dhuoda, Washington Touchard e o Eugène Livet.
Até sexta-feira, será apresentado o andamento de projetos nas áreas de Tecnologias de Eletrônica e Energias Renováveis que vêm sendo desenvolvidos em parceria  entre  as instituições dos dois países.
Os trabalhos desta manhã foram abertos com o painel sobre Educação Profissional e Tecnológica, conduzido por Amelie Le Gall La Salle, da Université de Grenoble, da França, que  atualmente faz um intercâmbio no IFSul ; e por Eduardo Neto, coordenador do projeto no IFRN.
Amelie e Eduardo apresentaram o funcionamento do modelo educacional na França e no Brasil, respectivamente, comentando semelhanças e diferenças. Entre elas está o calendário letivo. Na França, a cada dois meses aproximadamente, existe um recesso escolar. Porém, isso não significa que o país tenha uma carga horária de aulas menor, porque lá  funciona o sistema de dois turnos.
Logo após, foram apresentados projetos de energias renováveis que estão sendo realizados em parcerias entre o Liceu Dhuoda e o IFRN: energia solar e eólica. À tarde será dada continuidade a essa temática.  Uma mesa-redonda permitirá que os participantes esclareçam dúvidas a respeito dos projetos que fazem parte do intercâmbio.
O seminário, que vai até o dia 21 de outubro, está sendo realizado no miniauditório 1 do campus Pelotas e prevê uma série de palestras e debates também  sobre eletrônica e informática.

Fonte:http://www.ifsul.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário