outubro 18, 2011

Projeto leva educação ambiental para aldeias

Temas como eficiência energética, meio ambiente, sustentabilidade, aquecimento global e reciclagem fazem parte do livro “Educando com Energia”, que foi distribuído nesta segunda-feira, 17 de outubro, nas escolas indígenas Sassoró e Jaguapiré, no município de Tacuru (MS).

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de levar educação ambiental aos alunos indígenas de acordo com a sua realidade. O prefeito do município, Cláudio Rocha Barcelos, e a deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), apoiadores da ação, estarão presentes na entrega dos livros.

“Nossa ideia é estimular as crianças e os jovens indígenas a praticar ações adequadas para evitar o desperdício de energia elétrica, água e demais recursos naturais”, comentou a deputada, enfatizando que este projeto deve se tornar referência estadual e até nacional, já que é o primeiro no Brasil a levar educação ambiental dentro da escola indígena, preservando sua cultura.

As atividades serão desenvolvidas por meio da leitura, música, teatro e dança. O livro desenvolvido especialmente para o projeto foi traduzido para o idioma Guarani.

A preocupação do prefeito Cláudio Barcelos é proporcionar atividades que contribuam com a aprendizagem dos alunos indígenas levando, ao mesmo tempo, conscientização de como proceder diante de todos os avanços tecnológicos.

“É fundamental que estes alunos adotem posturas e comportamentos de cidadania, ética e respeito ao meio ambiente”, enfatizou.

Além da entrega dos livros nas escolas Sassoró e Jaguapiré, o projeto prevê apresentações de teatro, dança e música na terça-feira (18), na Escola Municipal Ubaldo Arankadu-Kaue-Mi, na aldeia Sassoró.



Fonte: http://www.procelinfo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário