outubro 26, 2011

Mictórios sustentáveis – Conheça as criativas soluções para fazer xixi


Com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil, muitos estádios e ginásios estão sendo construídos ou reformados. Será que esses projetos, que vão custar bilhões aos cofres públicos, estão levando em conta a sustentabilidade, a eficiência energética e a economia de recursos?
Continuando os posts sobre economia de água, vamos falar sobre mictórios alternativos, que poderiam ser usados nos projetos dos novos equipamentos esportivos brasileiros.
Reutilizando a água
O designer Yeongwoo Kim criou o Eco-Urinol, que tem a pia embutida no próprio mictório, economizando água e espaço e incentivando a higiene. Uma ideia simples que pode economizar cerca de 2 litros de água por uso, já que reutiliza a água usada para lavar as mãos no próprio mictório.




Mictórios que não utilizam agua
Já o modelo desenvolvido pela empresa Falcon Waterfree Technologies e pela brasileira EcoWin não utilizam água: um cartucho feito de álcool, e portanto mais leve que a urina, deixa passar o líquido e depois veda a abertura, impedindo a saída de odores. Como a urina é líquida, ela vai embora por gravidade, sem precisar desperdiçar água para enviá-la para a tubulação de descarga. O cartucho tem validade de 7.000 usos, podendo economizar até 100.000 litros de água anualmente!



“Molhando” as plantas
Um modelo inusitado, que ainda está em estudos, filtra a urina para irrigar plantas! O designer Eddie Gandelman propôs um mictório que utiliza carvão, calcário e areia para filtrar os resíduos nocivos, deixando apenas água e nutrientes para molhar as plantas.

Bacana né?


Fonte:http://www.coletivoverde.com.br/mictorios-sustentaveis/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+coletivoverde+%28Coletivo+Verde+-+Produtos+Ecol%C3%B3gicos%2C+Moda+e+Design+Sustent%C3%A1veis%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário