outubro 05, 2011

Área verde da cidade é mapeada pela secretaria de Qualidade Ambiental

A prefeitura está desenvolvendo, através da secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), o projeto de mapeamento da área verde da cidade. Em sua primeira fase já concluída foram cadastrados os bairros Areal e Três Vendas, um total de 27,5 mil árvores catalogadas, e a identificação de 1,1 mil espécies nativas e exóticas.
 
- O mapeamento é de vital importância, pois para se ter um plantio em via pública é necessário que se conheça as espécies já existentes, bem como sua localização na cidade - alerta o secretário Luiz Henrique Vianna.
O mapeamento é realizado através de georreferenciamento, por meio de GPS de localização. É feita uma ficha de cadastro, na qual é inserida a foto e informações referentes à árvore, como medida e procedência da espécie. Com a primeira etapa do projeto concluída, se inicia agora a execução da segunda etapa com o mapeamento e cadastramento das árvores do bairro Fragata e Praia do Laranjal. Após o término dessa etapa, será realizada a etapa final do projeto que é o cadastramento do Centro e as APPS (Área de Proteção Permanente).
O município, com este programa, além de pioneiro, vai tornar-se referência internacional em georreferenciamento e planejamento de arborização urbana, conclui Vianna. O projeto tem também a finalidade de auxiliar as atividades de fiscalização de podas e supressões irregulares por parte da população, bem como propor uma conscientização popular da importância do plantio público e privado. Relacionado a isso, ainda tem como função auxiliar as vistorias em via pública e também servir de consulta para as secretarias de Habitação, Gestão Urbana e Qualidade Ambiental.

Fonte:ClicRBS Pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário