setembro 27, 2013

Setor pecuário poderia reduzir emissões de gases em 30%, afirma FAO


gado.jpg
O setor pecuário emite 7,1 gigatoneladas de dióxido de carbono por ano
Foto: acmoraes

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) afirma que o setor pecuário emite 7,1 gigatoneladas de dióxido de carbono por ano. Segundo a agência, essas emissões, que causam o efeito estufa, podem ser reduzidas em até 30%, se forem utilizadas melhores práticas e tecnologias já existentes.
A FAO publicou na quinta-feira, 26 de setembro, um estudo sobre o tema, afirmando ser a estimativa mais completa sobre o papel da pecuária no aquecimento global. A produção de alimentos para o consumo dos animais gera 45% do total das emissões de gases de efeito estufa causadas pelo gado.

O processo digestivo das vacas é responsável por 39% e a decomposição do esterco gera 10% das emissões. O restante é atribuído ao processamento e transporte de produtos animais.

Eficiência

A FAO afirma que os produtores de gado podem cortar parte dessas emissões, sendo que o sul da Ásia, a América Latina e a África são as regiões com o maior potencial de redução.

A agência sugere mudanças nos sistemas de alimentação, saúde e criação do gado e no manejo do estrume. Também é indicado o uso de geradores de biogás e equipamentos que economizam energia.

Ao tornar o sistema pecuário mais eficiente e reduzir o desperdício elétrico, a FAO acredita que o setor pode emitir menos gases que causam o aquecimento global.

Ecodesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário