setembro 05, 2013

Projeto Tamar inaugura sistema solar para gerar própria energia


 donauer-ecod.jpg
Um dos painéis solares fica próximo à praia
Foto: Divulgação

Referência internacional no trabalho de conservação de tartarugas marinhas, o projeto Tamar inaugura na quinta-feira, 5 de setembro, um sistema de geração solar fotovoltaica na sede da Praia do Forte, no município de Mata de São João, Bahia. A eletricidade gerada será usada para abastecer o local e o eventual excedente será injetado na rede pública.

O microgerador de 11,52 kW (kilowatts) de potência será instalado em parte do telhado da loja do Tamar – serão 12 painéis solares de 240 W (watts) cada – e em parte em uma pérgola, espécie de galeria – onde serão 72 painéis solares de 120 W (watts). Os sistemas foram doados pela empresa Donauer Solar, integrando o "Programa Telhado Solar" da Agência Alemã de Energia (DENA), uma iniciativa do governo alemão para disseminar tecnologias de geração de eletricidade solar no mundo.

A empresa garante o funcionamento das placas solares por até 25 anos e, após esse período, garante ao menos 80% da produção inicial
A energia solar pode ser utilizada no exato momento da geração, acumulada em redes elétricas ou em baterias para uso posterior. Em 2012, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma lei que regulamenta o uso de painéis solares para a produção de energia em uma parceria com as distribuidoras locais.

Como funciona

Segundo Marco Nowak, diretor da Donauer Solar do Brasil, para a instalação dos painéis solares é necessário apenas um local iluminado, uma estrutura metálica para suportar e deixar as placas inclinadas na direção de maior incidência de raios solares.
São ainda necessários um inversor de frequência para transformar a energia contínua (produzida pelo painel) em energia alternada (consumida pelos aparelhos) e, em alguns casos, baterias para armazenar energia produzida.

Na Alemanha, detentora do know-how do projeto e país sede da empresa Donauer, 1% de toda energia elétrica consumida é oriunda dos painéis solares.

"O grande problema que enfrentamos é a falta de financiamentos para pessoas físicas adquirirem esses painéis, que custam cerca de 12 mil por dez metros quadrados. É um investimento inicial alto, mas em dez anos, o que será economizado em consumo pagará o painel", explicou Nowak ao jornal A Tarde. Após esse período, diz ele, o usuário não pagará nada mais para ter energia elétrica em sua residência.

Funcionamento e manutenção

O diretor da Donauer diz que a empresa garante o funcionamento das placas solares por até 25 anos e, após esse período, garante ao menos 80% da produção inicial.
Sobre a manutenção, Nowak destacou que o custo é quase nulo. "Não há peças móveis. Portanto, não é necessária substituições por desgaste. As células são cobertas por placas de vidro e por serem inclinadas, com a chuva são automaticamente limpas, tornando gastos com limpeza praticamente zero", ressaltou.

Ecodesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário