setembro 05, 2013

Depois de Londres, Paris também ganha jardim vertical em fachada de prédio


 parede1-ecod.jpg
Plantas das mais variadas espécies se misturam numa explosão de verdes profundos, amarelos e vermelhos
Fotos: Divulgação

A visão monótona do concreto de ruas e prédios de Paris ganha vida em uma esquina, onde um jardim vertical batizado de Oásis de Aboukir toma conta de uma fachada criada para a Semana de Design, que será realizada de 9 a 15 de setembro, informou a Exame.com.

O responsável pela empreitada é Patrick Blanc, badalado desenhista, inventor, cientista e botânico francês. Com sua equipe, ele começou a instalar a estrutura em abril, na esquina das ruas Aboukir e Petits Carreaux. A inauguração oficial está prevista para o dia 10.


Jardins verticais têm se revelado uma solução engenhosa para inserir áreas verdes nos centros sem que seja necessário expandir a ocupação horizontal
Ao longo dos últimos meses, moradores e transeuntes assistiram o jardim florescer. É um verdadeiro espetáculo, onde plantas das mais variadas espécies se misturam numa explosão de verdes profundos, amarelos e vermelhos.

Esta não é a primeira investida de Blanc na "cidade da luz". Ele coleciona outros projetos igualmente fascinantes, como o jardim vertical do Musée du Quai Branly, um dos mais famosos.
 parede2-ecod.jpg
Como era a fachada antes do jardim vertical

Tendência mundial

Com espaços urbanos virando coisa rara nas grandes cidades, os jardins verticais têm se revelado uma solução engenhosa para inserir áreas verdes nos centros sem que seja necessário expandir a ocupação horizontal. Eles aumentam a biodiversidade e ao mesmo tempo proporcionam a melhoria no consumo de energia dos edifícios, já que ajudam a controlar a temperatura interna.
Recentemente, Londres revelou sua maior parede verde já construída. Carinhosamente apelidada de Os pulmões verdes de Victoria, a fachada brotou em um famoso hotel da cidade, o Rubens at the Palace.

Ecodesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário