setembro 30, 2013

Cinco ideias criativas para melhorar uma cidade


 ideias.jpg
O documento possui 50 ideias
Imagem: Reprodução


Apresentar alternativas capazes de tornar as cidades mais inteligentes e criativas é o objetivo do documento Omnibus Urban, divulgado recentemente pela Architectural League de Nova York. Os responsáveis pela publicação reuniram 50 iniciativas do acervo e destacaram oito, que são consideradas como prioritárias.
Para conhecer todas as ideias é só visitar o site da Architectural League e comprar o material. Aqui listamos cinco das oito sugestões em destaque. Conheça:
  • Captação de energia a partir da movimentação de pessoas
Pense em uma cidade e em toda a energia que está sendo gasta e desperdiçada. Agora imagine reaproveitar a energia que a população pode produzir ao empurrar algo, por exemplo. Jenny Broutin e Carmen Trudell, dois ex-estudantes de Columbia, sugeriram a ideia de uma "porta de aproveitamento da energia", que transforma a energia cinética em elétrica e, em seguida, é distribuída para uma pequena tela de LED, capaz de informar ao usuário que as calorias adquiridas por ele em um café são também capazes de abrir as portas desse mesmo local. 
  • Espaços para compartilhar ideias
Todo o mundo tem uma boa ideia: só é preciso um espaço para torná-la conhecida. O designer Doce Chang quer transformar muros não utilizados em espaços de debate cheios de notas e desenhos de giz. Chang produziu o site Neighborland para fomentar as discussões sobre a ideia. O objetivo é iniciar uma conversa pública e unir as pessoas no processo sugerido.
  • Utilizar sistemas naturais como infraestrutura
O furacão Sandy mostrou como Nova York está despreparada para uma tempestade intensa. Por isso, o Urban Omnibus defende o uso de zonas úmidas e hidrovias para fins de controle de águas pluviais. (Saiba como o processo poderia ser feito)
  • Menos carros, mais transporte público
Quando não há mais espaço ao nível do chão, você tem que ir para cima ou para baixo. Há redes de metrô, mas quase nunca as pessoas olham para cima. Steven Dale propôs um sistema de gôndola - carro automotriz (parecido com o bondinho do Rio de Janeiro) - que se estende do Brooklyn para Nova Jersey. (Conheça!)
  • Investir na cultura
Por vezes, as cidades impõem instituições de arte em bairros para "importar os visitantes para um centro de compras ou área comercial." As secretarias da Cultura devem apoiar atividades culturais existentes e a construção de comunidades mais fortes no processo. "Entender como áreas culturais ocorrem naturalmente pode ajudar a informar uma abordagem mais sutil à política cultural", explica uma das propostas.


Ecodesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário