novembro 19, 2012

Washit: chuveiro e máquina de lavar juntos

Gastamos muita água em nossos banhos e para lavar nossas roupas. Por isso, e se fizéssemos as duas coisas com a mesma quantidade de água? Além de economizar, há um ganho significativo de tempo. Um projeto de quatro estudantes turcos promete juntar as duas atividades e promover ampla economia.


O projeto, chamado Washit, utiliza a ideia de que um banho de 15 minutos gasta cerca de 150 litros de água e uma lavagem de roupa 38 litros. Ao usar a mesma água para as duas funções, a economia com o tempo pode ser bem significativa.
O projeto ainda não saiu do papel, e conta com variações, como uma versão para dentro de casa e outra para lugares públicos, como academias, ginásios e aeroportos. A água usada no banho é bombeada para um sistema de filtros e depois armazenada em um tanque. Quando o usuário liga a máquina de lavar, um segundo aparelho leva a água filtrada do banho para a lavagem das peças (a água desse tanque também pode ser usada para outros banhos).

O projeto promete prosperar, pois já venceu um prêmio internacional de design. Será que o sucesso do projeto dependerá apenas da mudança de hábito das pessoas, ou somente de sua eficiência?
Fonte: Meumundosustentável



Nenhum comentário:

Postar um comentário