Os desafios da sustentabilidade e das mudanças dos padrões de
consumo foram os temas do debate que ocorreu nesta quinta-feira (29)
durante o I Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e
Serviços (SIMBRACS), em Brasília. O painel discutiu o Plano de Ação
para Produção e Consumo Sustentáveis e foi conduzido pela gerente do
Departamento de Consumo Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Ana
Maria Neto, com a participação de representantes da empresas Basf e
Unilever, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e do
Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior.
Durante o encontro, os debatedores falaram sobre suas experiências e
parcerias com o ministério para a construção de políticas públicas
capazes de mudar hábitos e padrões de produção e consumo. “Quando
lançamos o plano, em 2011, pensamos em metas e estratégicas para os
próximos cinco anos e nossa ideia é dobrar o número de consumidores
conscientes até 2014”, disse Ana Maria Neto. Pesquisa recente divulgada
durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento
Sustentável (Rio+20) apontou que apenas 5% dos brasileiros se
preocupam, de fato, com o assunto no dia-a-dia.
A gerente ressaltou ainda que 99% das empresas no Brasil são de
pequeno ou médio porte e, por isso, são fundamentais para os desafios
da sustentabilidade. “Nós não conseguimos mudar padrões olhando apenas
para a sociedade. Empresas e entidades também precisam se engajar”,
complementou Ana Maria Neto.
Impactos - A cartilha “Construção Eficiente”,
elaborada pelo MMA em parceria com a Basf, foi destaque no painel. A
publicação traz dicas e orientações simples, que estão ao alcance do
consumidor no momento de planejar a obra. A proposta é ajudar as
pessoas a entender melhor como é possível economizar recursos, evitar
desperdício, aperfeiçoar tempo e minimizar impactos ao meio ambiente na
hora da execução. Com uma tiragem de 300 mil exemplares, o documento
será distribuído em todo o Brasil.
A Unilever ressaltou que o Plano de Ação para Produção e Consumo
Sustentáveis foi importante para a elaboração das políticas da empresa
com foco na sustentabilidade. O grupo foi, inclusive, um dos
colaboradores da pesquisa “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e
do consumo sustentável”, que mostrou que a população já percebe que há
uma descentralização da responsabilidade em relação ao meio ambiente.
Fonte: ambiente brasil
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