janeiro 26, 2012

Nova ciclovia apresenta riscos para os usuários

A um passo do perigo. Essa é a sensação de quem pedala na ciclofaixa da avenida Ferreira Viana, implantada nessa semana pela Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito (SSTT). A ideia de proporcionar segurança e contribuir para a mobilidade urbana da cidade ainda não tem o respeito de muitos motoristas.

Em quatro quilômetros, do Foro até a rótula da rua Comendador Rafael Mazza, ainda é comum observar veículos estacionados sobre a sinalização e ciclistas realizando desvios de forma perigosa. Para os que utilizam as duas rodas diariamente, a linha entre segurança e acidente é tênue. Além disso, o espaço destinado ao trânsito de bicicletas nas rótulas é pequeno e não há desvios específicos para as paradas de ônibus.


Tereza Santos da Silva mora em um edifício localizado na região e já presencou atos de desrespeito. "Quase todo dia tem uma confusão. Os motoristas não respeitam a sinalização, seja ela ciclofaixa ou faixa de pedestres. Em época de aula vai ser ainda pior", comenta a aposentada. Norberto Duarte passa pelo local todos os dias e reclama da falta de opções para estacionar quando precisa entrar em um estabelecimento.

De acordo com o titular da SSTT, Flávio Gastaud, é proibido o trânsito de veículos, com exceção dos de transportes coletivos, ou estacionamento sobre a área demarcada. "É uma demanda muito grande de ciclistas e por isso a ciclofaixa. Talvez façamos um espaço de embarque/desembarque ou definiremos horários para liberar o estacionamento, mas a prioridade é de quem pedala", diz.

Bicicletada

Para os integrantes do Movimento de Usuários de Bicicletas de Pelotas (MubPel), a proposta merece elogios. Na sexta, uma bicicletada realizada pelo grupo até o Laranjal representará a inauguração simbólica da ciclofaixa. O trajeto começa a ser trilhado na Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula, às 21h.

Fonte: Diário Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário