janeiro 26, 2012

Fórum Social

Sob um calor de 35 graus, milhares de pessoas percorreram o centro da capital gaúcha na marcha de abertura do Fórum Social Mundial na tarde desta terça-feira (24/01). O evento acontece de 24 a 29 de janeiro, nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Este ano, por abordar especificamente os temas crise capitalista, justiça social e ambiental, o Fórum recebe a denominação de Social Temático (FST).

A concentração dos participantes, vindos de todas as regiões do Brasil e de diversos países, começou no largo Glênio Peres, com presença de estudantes, sindicalistas, ambientalistas, professores, trabalhadores e integrantes de diversas organizações da sociedade civil. Entre as pautas, a necessidade de mais investimento nas áreas de saúde e educação, direitos de grupos minoritários e marginalizados e questões ambientais, como as tentativas de mudanças no Código Florestal.




Segundo Érico Teixeira, responsável pelas atividades de engajamento do WWF-Brasil no evento, embora tenham uma diversidade de agendas, os participantes do Fórum têm em comum a indignação diante de situações de injustiça, em que os interesses de uma minoria são impostos à maior parte da população. “No caso do Código Florestal, isso é nitidamente o que acontece. Embora 80% dos brasileiros tenham se mostrado, em pesquisa da Datafolha, contrários às mudanças, tanto a Câmara como o Senado, com aval do Governo Federal, têm atuado em direção contrária”, exemplifica.

De acordo com Érico Teixeira, a grande quantidade de pessoas e organizações que participaram da marcha de abertura do Fórum demonstra claramente que a sociedade brasileira clama por novos rumos nos processos de tomada de decisão. “Esperamos que os parlamentares e o governo se sensibilizem diante dessa manifestação popular e mudem os rumos das discussões sobre o Código Florestal”, conclui.




O Fórum Social Temático também aborda temas relevantes para a agenda internacional, como as manifestações de insatisfação popular com sistemas políticos excludentes, ocorridas em diversos países, como Espanha, França, Estados Unidos, Egito, Líbia, Síria, Chile e outros. 

Fonte: WWF

Nenhum comentário:

Postar um comentário