agosto 16, 2013

Primeira edição da Virada Ambiental conta com 69 locais em São Paulo


 ibirapuera-ecod.jpg
Vista aérea do Parque do Ibirapuera, que ficará aberto por 24h no sábado para receber a Virada Ambiental
Foto: Fernando Stankuns

São Paulo, a maior cidade brasileira, já vivenciou nove edições da Virada Cultural, cinco da Virada Esportiva e três da Virada Sustentável. Agora é a vez de a metrópole receber pela primeira vez a Virada Ambiental. "O paulistano já incorporou as outras viradas, mas ainda faltava essa", afirmou ao jornal O Estado de S.Paulo Milton Persoli, diretor de parques e áreas verdes da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, idealizadora do projeto.
Até este domingo, 18 de agosto, a iniciativa vai ocupar 69 parques municipais em todas as regiões da capital, com atividades gratuitas. Persoli destacou que o objetivo do evento é sensibilizar a população para causas ambientais e promover um estilo de vida saudável e sustentável. "Queremos introduzir na população uma reflexão de que ações individuais fazem a diferença e mostrar a importância de contribuir para uma cidade melhor."
Objetivo do evento é sensibilizar a população para causas ambientais e promover um estilo de vida saudável e sustentável
As atrações espalhadas pela cidade buscam justamente estimular a ação individual: vários parques, como o Buenos Aires, em Higienópolis, e o Ibirapuera, na zona sul, terão pontos de coleta de óleo de cozinha e de pilhas. O parque Luís Carlos Prestes, no Butantã, também recolherá baterias e eletrônicos.

Virada, literalmente
O Parque Ibirapuera terá de fato uma "virada", literalmente: o local ficará aberto por 24h no sábado. Nesse período, haverá aulas de ioga e trilhas noturnas. Também estão programadas atividades para as crianças, como oficina de produção de brinquedos com materiais recicláveis, revoada de pipas e teatro de fantoches. Algumas atividades, embora gratuitas, exigem inscrição no próprio local. O ideal é chegar com uma hora de antecedência.
A abertura oficial da Virada Ambiental foi realizada às 9h desta sexta-feira, 16, durante um seminário, no Parque Ibirapuera, sobre licenciamento ambiental, autorização para manejo de vegetação arbórea e intervenções em Área de Preservação Ambiental no município de São Paulo, aberto a público mediante inscrição.

Ecodesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário