agosto 26, 2013

Manual de Etiqueta: 12 produtos que você achou que fossem recicláveis, mas não são

manual-de-etiqueta-embrulho-salgadinho
A 5ª edição do Manual de etiqueta, lançado pelo Planeta Sustentável, listou materiais que ainda não têm outro destino se não o lixo comum. É possível que o desenvolvimento da tecnologia nessa área traga uma boa solução para esses produtos, mas enquanto isso não acontece, o ideal é procurar reaproveitá-los.
Matthew Shirts e Karen Tada

1. FOTO
Por ser a mistura de plástico e papel, não pode ser reciclado, já que os elementos não são separáveis. Da mesma forma, chapas de raios-x não são recicladas como plástico, pois misturam esse material a outros elementos químicos.
2. POTE MOLE DE IOGURTE
Os plásticos "moles", como os de iogurte e margarina, e alguns tipos de copo de água e café, nem sempre são reciclados. Isso porque, por serem muito leves, não contêm material suficiente que torne a reciclagem interessante economicamente.
3, 4 e 5. PIREX , PORCELANA E CERÂMICA
O vidro utilizado para cozinhar - como pirex, porcelanas e cerâmicas - tem a composição química diferente do vidro comum (garrafas e copos). Por isso, ao contrário deste, 100% reciclável, aquele não pode ser transformado em outro artefato.
6. SACO DE CIMENTO
Embora seja de papel bastante resistente, os sacos que embalam cimento não são recicláveis. O papel fica sujo e o pó de cimento pode contaminar todo o ambiente onde é feita a reciclagem.
7. EMBALAGEM DE SALGADINHO E BALA
É possível reciclar essas embalagens, mas isso quase nunca acontece, pois não é economicamente viável. A menos que esses resíduos sejam levados diretamente às indústrias que os produzem, eles acabam no aterro comum se forem recolhidos por cooperativas de reciclagem que não trabalham com o material.
8. MATERIAL EVA
É feito de petróleo e uma vez moldado não tem como remodelar. É jogado em aterro, mas demora mais de 200 anos para se decompor. Pode ser reaproveitado em artesanato ou na fabricação de placas usadas em construção, junto com outros materiais.
9. ROLHA DE VINHO
Em alguns países, como Itália e Portugal, já existem programas para reciclagem da cortiça, material natural retirado de um tipo específico de árvore, o sobrero. No Brasil, porém, ainda não há nada parecido. A melhor destinação possível, portanto, é doar as rolhas para organizações que as aproveitem em peças de artesanato.
10. ESPELHO
Sua composição - vidro temperado revestido com nitrato de prata - torna a reciclagem do material complicada e, consequentemente, pouquíssimo praticada. O ideal é reutilizar. Use sua imaginação para renovar com colagens, pinturas e molduras. Caso não seja possível, é preciso informar-se com a prefeitura de sua cidade sobre o local correto de descarte.
11. PAPEL CELOFANE
Parece plástico, mas não é. Feito de celulose, o celofane é da família do papel, mas não pode ser reciclado junto ao papel comum. Como é biodegradável, deve ser jogado no lixo comum, pois acaba se transformando em húmus durante a compostagem.
12. ESPONJA DE LIMPEZA
Buchinhas usadas para lavar louça ou carro, não são recicláveis. Altamente inflamáveis, produzem fumaça tóxica quando queimadas. Infelizmente, devem ir para o lixo comum.
Portal do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário