setembro 26, 2012

Aluguel de BIKE na Capital



Chega ao quinto dia um serviço que PelotasRio Grande ou qualquer outro município da Zona Sul pode copiar de Porto Alegre sem medo de errar. Os moradores da capital do Estado contam desde o último sábado, quando se celebrou o Dia Mundial Sem Carro, com o sistema de bicicletas públicas de aluguel, uma ideia que se espalha rapidamente pelo mundo.

A primeira usuária do serviço foi a funcionária pública federal Suzana Franco, que locou o veículo na estação Mercado Público e anunciou que a partir de agora utilizará as bicicletas em substituição aos dois ônibus que paga diariamente na área central.

Na fase inicial a prefeitura estabeleceu cinco estações do BikePoA (largo Glênio Peres/Mercado Público, Praça da Alfândega, Casa de Cultura, Usina do Gasômetro e Câmara de Vereadores) e disponibilizou 50 bicicletas. Mais de mil pessoas já fizeram o cadastro no site . O custo mensal do passe é de R$ 10,00, enquanto o diário é de R$ 5,00 (deve ser informado o número do cartão de crédito). A retirada da bicicleta pode ser feita via celular convencional ou smartphones.

Quem adere tem a possibilidade de utilizar o sistema todo o dia, das 6h às 22h, em qualquer uma das modalidades. A viagem deve ser realizada em até uma hora. Passado esse período, contabiliza-se intervalo de 15 minutos para possibilitar outras viagens e dar rotatividade.

O modelo será ampliado. O BikePoA terá 40 estações em diversos pontos da capital e 400 bicicletas. Até dezembro serão instaladas mais 20 estações, o mesmo número previsto para 2013, como forma de incentivar o motorista de carro e ônibus a usar mais esse meio de transporte saudável, não poluente, menos espaçoso e, em várias situações do dia a dia do trânsito, mais rápido.

Em São Paulo a modalidade já é oferecida à população e conta com 25 mil cadastrados. No Rio de Janeiro, de acordo com divulgação da prefeitura de Porto Alegre, um milhão de viagens já foram realizadas sobre duas rodas.


Ironicamente a bicicleta tem sido uma das formas mais usadas por muitos candidatos a prefeito e vereador durante a campanha nas cidades, onde ocorrem passeios com dezenas de simpatizantes, por caminhos que, ao fim das eleições, voltarão a ser palco apenas de veículos motorizados. Pedala-se sobre a solução de muitos problemas do trânsito e, logo ali, ela é esquecida. Por isso, a iniciativa porto-alegrense merece destaque e poderia contaminar os futuros prefeitos. Temos cidades planas, pistas em condições de receber ciclofaixas e uma população sedenta por andar de bicicleta. Todas as ferramentas, mas ainda mal aproveitadas.

Fonte: Diário Popular

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