setembro 25, 2012

Gestão ambiental é apresentada a estudantes

O foco inicial eram as escolas próximas à região da duplicação das BRs 116 e 392, mas como as obras atingem a população como um todo, as atividades do Programa de Educação Ambiental da STE - empresa responsável pelo aspecto ambientalista da rodovia - foram estendidas a outras comunidades escolares. A convite da diretoria do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), a equipe da STE apresentou os 18 programas focados na preservação da fauna e flora nativas no entorno da estrada para cerca de 250 estudantes.
Conforme o coordenador do Programa de Educação Ambiental, Cauê Canabarro, é interessante mostrar para os alunos a importância da gestão ambiental de estradas como a que liga Pelotas e Rio Grande. Segundo ele, a região é caracterizada pela presença de ecossistemas ricos como marismas, matas nativas, mananciais e uma série de animais que vivem na área cortada pela rodovia.


Incentivo à reflexão
Ainda de acordo com Canabarro, outro objetivo dos projetos educacionais é o fomento à formação de uma consciência coletiva mais ciente de seu papel junto à preservação do meio ambiente. Além de incentivar que os estudantes se interem do que está sendo realizado na rodovia, a equipe busca despertar nas pessoas a apropriação dos mecanismos de proteção. O coordenador acredita que ao adotar essa prática, jovens e adultos terão condições de se tornarem fiscalizadores e tenham subsídios para cobrarem dos órgãos competentes medidas compensatórias a cada possibilidade de dano à natureza.
Outro ponto evidenciado nos encontros é a oportunidade de seguir carreira dentro do segmento que se mostra um campo promissor de formação. “Tem muita demanda por profissionais na área de meio ambiente”, aponta Canabarro.

Desenvolvimento sustentável
Desde que assumiu a gestão ambiental da obra em janeiro de 2011, a STE já transplantou mais de mil árvores nativas alcançando o índice de 80% de sobrevivência dessas espécies. Já no braço social, as diversas atividades de Educação Ambiental desenvolvidas paralelamente em escolas já contemplaram mais de quatro mil alunos e 200 professores.

Fonte: Diário Popular

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