setembro 14, 2012

Livre de resíduos

Fábrica de Gravataí é a primeira da General Motors do Brasil a acabar com a prática do aterro.


A unidade gaúcha tornou-se oficialmente a primeira da montadora no País a reciclar 100% dos seus resíduos gerados, com a implementação do Programa Zero Aterro. O trabalho foi reconhecido pela Câmara de Vereadores de Gravataí com o selo de Compromisso Ambiental. "Ficamos satisfeitos pelo reconhecimento ao trabalho que nossa unidade desenvolve, pois ele é fruto da visão que temos e do comprometimento de todos os nossos colaboradores", diz o diretor de operações da GM Grvataí, Camilo Ballesty.
Rferência mundial para a companhia no quesito sustentabiliddae, a fábrica de Gravataí promoveu, ao longo dos últimos meses, treinamentos junto aos times de produção e colaboradores em geral, visando ao atingimento pleno do programa.
Além da capacitação dos empregados, a GM efetuou a instalação de quatro novos "Ecopontos" na unidade gaúcha. Somados aos atuais 16, eles funcionam como postos de coleta que aprimoram a separação de resíduos industriais.
O programa Zero Aterro compõe uma das etapas do Projeto Onix, resultado de R$ 1,4 bilhão de investimentos da General Motors do Brasil em Gravataí, para modernização da linha de montagem, em vistas à produção de uma nova família de veículos, além do aumento da capacidade instalada da fábrica.
Em 2003, cada veículo montado na planta gaúcha gerava 11,08 quilos de resíduos enviados para aterro industrial. Hoje, este número é de 0,45 quilo por carro, mesmo com a capacidade instalada de procução tendo sido duplicada nesse intervalo de tempo.
A preocupação com os materiais orgânicos também é marcante. Somente o restaurante central da fábrica é responsável pelo reaproveitamento mensal de 22 toneladas de alimentos, empregados no processo de compostagem, o qual transforma as sobras orgânicas em adubo, depois aplicado em todas as áreas verdes do complexo industrial.
Na prática, a empresa atua em duas frentes para dirimir o impacto ambiental de suas operações. Primeiro, combate ao desperdício. E, paralelamente, promove ações que visem à reciclagem e ao reúso dos materiais. Hoje, todas as suas fabricas reciclam ou reutilizam mais de 90% dos resíduos que geram.
Em seu mais recenet relatório de sustentabilidade, a GM se comprometeu a diminuir seu desperdício total de resíduo no mundo em 10% até 2020. Desde 1997, este índice já caiu 47%.
Em 2011, a montadora reduziu em 5% o resíduo gerado por carro fabricado em todas as suas unidades de manofatura. Esses esforços evitaram a emissão de dez milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

Fonte: Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário