setembro 14, 2012

Parque eólico começa a ser construído no Sul Gaúcho

Assinada hoje, a ordem de início de obras do Complexo Eólico Geribatu, em Santa Vitória do Palmar, no sul do Estado, marcará um novo momento para o município de 30 mil habitantes. 
O investimento da Eletrosul e do fundo Rio Bravo se aproxima de R$ 1 bilhão.

O complexo terá capacidade de produção de 258 megawatts (MW), o equivalente ao consumo de mais de 1,6 milhão de pessoas. Os 129 aerogeradores estarão divididos em 10 parques. Para mobilizar o canteiro de obras, será necessário abrir ou recuperar pelo menos 70 quilômetros em estradas, o que deve começar no próximo mês. No consórcio, participa também a Schahin Engenharia, responsável pela construção civil. 
Para a rede de média tensão, serão 60 quilômetros de linhas subterrâneas, que transportarão a energia até uma subestação coletora. Os aerogeradores do parque terão 78 metros de altura e rotor com 97 metros de diâmetro. 
"É um projeto de grandes dimensões. Poucos lugares no Brasil têm um empreendimento desta magnitude" - afirma o diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul, Ronaldo Custódio. 
Geribatu se junta a outros dois complexos da eletrosul na região da Fronteira com o Uruguai. Inaugurado em junho, o Complexo Eólico Cerro Chato conta com 45 aerogeradores e potência instalada de 90 MW. Junto a Cerro Chato, a Eletrosul está contruindo um novo empreendimento eólico, o Livramento, com mais 39 aerogeradores e capacidade de 78 KW. A previsão é de que entre em operação já no primeiro trimestre de 2013. 

Fonte: Zero Hora e Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário