Todas as manhãs, o aposentado Claudinei Barbosa sai para caminhar e buscar seu jornal em uma banca próxima ao apartamento localizado na rua 15 de Novembro. No curto trajeto percorrido, o que ele vê pelas calçadas do centro da cidade é sujeira. Segundo ele, as pessoas jogam lixo na rua antes de ir trabalhar e o cheiro fica insuportável É preciso que as pessoas se conscientizem e apenas coloquem o lixo na rua nos horários certos.
Segundo o chefe do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, Edson Plá, essa é mesmo uma das razões que mais contribuem para a sujeira no centro da cidade. “Existem diversos fatores, como o aumento do número de resíduos, mas o principal é o não cumprimento dos horários por parte da população”, afirmou.
Para tentar resolver de vez esse problema, um novo sistema de coleta está prestes a ser implantado. De acordo com o chefe do Departamento de Resíduos, mesmo com anúncio no mês passado de que os novos equipamentos de coleta estariam disponíveis em dezembro, o projeto sofreu um pequeno atraso que não deve fugir do prazo estabelecido: até 30 dias.
Além dos atuais 400 contêineres em atividade, mais 350 devem ser implantados. Os contentores, de fabricação italiana, já chegaram a Pelotas e foram montados na sede da Empresa Revita, responsável pelo recolhimento do lixo. Em fase de adesivagem, os novos equipamentos deverão ser disponibilizados e distribuídos de acordo com a necessidade e produção de resíduos.
Campanha
De acordo com o diretor presidente do Sanep, Ubiratan Anselmo, a partir do dia 20 começa uma campanha de conscientização em que equipes irão de porta em porta para explicar como será feita a coleta, dias e horários, além de distribuição de material impresso com informações sobre a coleta.
Para essa sexta-feira está marcada uma reunião a fim de traçar diretrizes de regulamentação para o comércio. Segundo o diretor será preciso estipular horários para que o lixo do comércio seja depositado em horários específicos.
Lojistas fazem mutirão da limpeza
“Estamos deixando a rua bonita e aquele latão sujando”, diz a lojista Valentina Leite, representando o grupo estabelecido na rua Voluntários da Pátria, entre 15 de Novembro e Anchieta, trecho conhecido como Rua das Flores, pela decoração permanente que é apresentada - nesta época do ano, natalina. Numa nova tentativa de chamar a atenção da direção do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) para a sujeira do local, nesta quarta-feira (14), a partir das 10h, os lojistas farão um mutirão de limpeza.
Com baldes, vassouras e desinfetantes, pretendem eliminar os detritos e o mau cheiro presentes junto às lixeiras, na Voluntários, próximas à esquina da Anchieta. Com essa ação, os lojistas também farão um abaixo-assinado para ser repassado ao Sanep, que já prometeu substituir as atuais lixeiras de metal pelas novas, com tampa, sem que nada tenha ocorrido.
Fonte: Diário Popular
Nenhum comentário:
Postar um comentário