dezembro 01, 2011

Apoio ao consumismo - QUAL A SUA OPINIÃO?

Leia o trecho abaixo retirado do portal G1:

"Preocupado com a desaceleração da economia brasileira em meio à crise financeira internacional, o governo anunciou nesta quinta-feira (1) um pacote de medidas para estimular os empréstimos dos bancos para a população e, consequentemente, aumentar o consumo das famílias."


AUMENTAR O CONSUMO DAS FAMÍLIAS!
Já não está de bom tamanho o estrago que o consumismo está trazendo para o meio ambiente nas ultimas décadas? Se o governo de um país não é capaz de dar o exemplo, depois não adianta reclamar. 
Qual a sua opinião?




Fonte: G1 (trecho), Autora.

4 comentários:

  1. Acho que esse é o esperado do capitalismo. Por mais que façam campanhas ecológicas para protegermos o meio ambiente e tentarmos minimizar as retiradas de recursos naturais isso é como se fosse uma máscara, algo aparente para tranquilizar alguns. Mas o ideal capitalista não é reduzir, é lucrar. Alguém já viu ficar contente por seu lucro reduzir? - Não, muito menos empresas grandes. "Quanto mais, melhor!!"
    Então?
    Isso é o esperado, e a globo esta junto: com o capitalismo.

    Acho que a maioria de propagandas ambientais organizados por empresas tradicionalmente capitalistas, é tudo fachada.

    ResponderExcluir
  2. Olha, estudem um pouco de economia e vão perceber que estas medidas são necessárias. É um consumismo para evitar a crise. Nada tem a ver com ambientalismo, até porque, imaginem: agricultor de pequeno porte, que não está recebendo dinheiro suficiente por sua plantação ecologicamente correta, pois as pessoas já não tem mais como pagar por seu produto um pouco mais caro- por ser mais saudável, devido a crise. O que ele faz? derruba arvores (mais barato para ele), planta com agrotóxicos, colhe e vende. Depois abandona aquela terra (não era dele mesmo) destruída. E ai? consumismo e consumo são coisas diferentes. O consumo é necessário para não deixar a economia morrer. E não venha me dizer que não precisa disso, pois se vivêssemos na selva, sem dinheiro, nem teu site existiria :)

    ResponderExcluir
  3. Sim, concordo com "O consumo é necessário para não deixar a economia morrer". Mas sem explicar seu ponto de vista tu quis dizer ser a favor a: ou uma economia onde destroi sem recuperar ou uma economia onde destroi e recupera? Tu acha que multinacionais e grandes empresas da mídia apoiam qual lado? O segundo? Este é o ponto de vista.
    É lógico que se não existisse uma economia, não teriam se desenvolvidas muitas áreas que nos beneficiam hoje e nos motivam as progredir.
    Mas, quem disse que tinha que ser uma economia assim, destruidora?

    A crítica esta no apoio a essa economia atual que não muda onde esta em 1º lugar consumir e 2º saber CUIDAR do lugar onde se consume.
    Capiche?

    ResponderExcluir
  4. E se você estudasse economia, saberia que existem outros tipos de economia. Como a economia solidária, não é? Já que você entende desse assunto, diz porque a economia capitalista é melhor do que a solidária. : )

    ResponderExcluir