dezembro 06, 2011

Inscrições prorrogadas para o Programa Itaú Ecomudança

O prazo de inscrições para o Programa Ecomudança foi prorrogado até 15 de dezembro. O programa fomenta projetos de organizações sem fins lucrativos com foco na redução de emissões de gases de efeito estufa. Desde 2007, o Itaú oferece a seus clientes a possibilidade de aplicar seus recursos financeiros nos Fundos Itaú Ecomudança (fundos DI e RF), que revertem 30% da sua taxa de administração a projetos de redução de emissões de CO2.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site www.itau.com.br/ecomudanca. A análise dos projetos inscritos será realizada em quatro etapas e a seleção final é realizada por um conselho formado por especialistas do mercado e da área de sustentabilidade, dirigentes de renomadas instituições e do Itaú Unibanco.

Nesta edição 2011/2012, o investimento para projetos selecionados por meio do edital envolverá o total de até R$ 437 mil nos temas de Eficiência Energética, Energias Renováveis, Florestas e Manejo de Resíduos.

"Desde 2007 já foram investidos mais de R$ 1,7 milhão em 10 projetos e uma parceira institucional. Como instituição signatária do PRI (Princípios de Investimentos Responsáveis da ONU), temos um papel de indutor e influenciador nas questões socioambientais", afirma Cláudio Sanches, diretor de Produtos de Investimento e Previdência do Itaú Unibanco.

Descrição detalhada dos temas: 

.Eficiência Energética: racionalização do uso de energia elétrica e térmica, ou aumento da eficiência energética de equipamentos de uso final de energia;

.Energias Renováveis: substituição de combustíveis não-renováveis por fontes renováveis, emprego de energias renováveis: biomassa, solar, eólica, hídrica etc.;

.Manejo de Resíduos: redução na geração de resíduos sólidos, projetos de reciclagem, instalação de biodigestores, compostagem, reúso e outras iniciativas.

.Florestas: iniciativas inovadoras para a recuperação de florestas nativas ou redução do desmatamento (projetos de redução de emissões de CO2 por redução do desmatamento e da degradação florestal).

Projetos apoiados na edição 2010/2011 - A edição 2010/2011 do Programa Ecomudança selecionou cinco projetos: Projeto Saúde & Alegria (PA) em ação para recuperação de sistema de energia solar; Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (PE), que destinou os recursos para instalação de 80 fogões à lenha eco-eficientes; Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (AM) e Iniciativa Verde (SP), para implantação de sistemas agroflorestais e Conselho Indígena Cinta Larga (RO), para construção de um viveiro de mudas. 

O valor destinado aos projetos selecionados por meio do edital corresponde a até 15% da taxa de administração dos Fundos Ecomudança. O valor restante dos 30% da taxa de administração é destinado a uma parceria institucional, aprovada pelo Conselho Consultivo do Programa Ecomudança, com uma organização não-governamental, que também trabalha com projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).


Fonte: ProcelInfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário