dezembro 07, 2011

Embalagens de Agrotóxicos devem ser entregues até quinta

Produtores rurais de Pelotas têm até a quinta-feira (8) para entregar embalagens vazias de agrotóxicos, nas administrações distritais. As embalagens devem estar devidamente acondicionadas e com a tríplice lavagem, para que seja reduzido seu conteúdo contaminante. O caminhão da Central de Recolhimento de Embalagens, credenciado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), fará o recolhimento do material diretamente nas subprefeituras, na sexta.

No último recolhimento em junho 214 produtores rurais de Pelotas entregaram 11.527 embalagens, que foram encaminhadas para fábricas em Curitiba ou São Paulo, onde são transformadas em canos corrugados, utilizados para proteger fios elétricos nas construções. O descarte do material no meio ambiente é nocivo ao solo, ar, mananciais, animais e consequentemente ao ser humano. 

A comunidade é avisada por meio de panfletos distribuídos nos armazéns locais e nas rádios. Os produtores são responsáveis por levar as embalagens até as subprefeituras, de onde a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) às recolhe.

Descarte
Antes do início da coleta, a maioria do material era descartado no meio ambiente ou queimado. Com a queima das embalagens, o veneno era jogado na atmosfera. No descarte com o lixo comum ou com a abertura de valas para enterrá-los, há a contaminação do solo que com as chuvas é levado aos arroios ou sangas, possibilitando o contágio de animais e pessoas.


Fonte:http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=12&noticia=45763

Nenhum comentário:

Postar um comentário