novembro 25, 2011

Iluminação LED para petroquímica

Rio Grande do Sul - A nova planta de butadieno da Braskem, que está sendo construída no pólo petroquímico de Triunfo, utilizará iluminação LED (Diodo Emissor de Luz, em português). Com investimentos de R$ 300 milhões, a nova unidade entra em operação em 2012, com o uso de 128 luminárias em todas as suas áreas. De acordo com a empresa, essa quantidade é mais de três vezes inferior ao que seria necessário para iluminar os mesmos ambientes com lâmpadas fluorescentes, que corresponderia a 422 peças. Os cálculos iniciais preveem uma economia entre 16% e 32% nos gastos com energia elétrica.

Este ano, a Braskem iniciou projeto em sua unidade em Triunfo que prevê a substituição de 15 mil lâmpadas tubulares fluorescentes por modelos LED até o final de 2012. O investimento totalizará R$ 1,8 milhão. O pay back estimado é de 12 meses. O projeto deverá ser replicado para outras unidades da empresa.

Entre os benefícios da tecnologia LED estão a menor manutenção e maior segurança pessoal (sensível redução na exposição de colaboradores ao trabalho em altura), a eficiência energética, o uso de materiais recicláveis e a não utilização de mercúrio em sua composição. Além disso, a vida útil média é de 60 mil horas, enquanto a de lâmpadas fluorescente é de 5 a 8 mil horas.

A Braskem é produtora de resinas termoplásticas. Com 35 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa tem capacidade anual de produção de mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.


Fonte:http://www.procelinfo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário