novembro 01, 2011

Apresentado Projeto de Lei para a regulamentação dos Gestores Ambientais


Foto da fundação da Associação Nacional dos Gestores Ambientais - ANAGEA -em 16 de fevereiro de 2008
Já se passaram quase quatro anos desde de a fundação da ANAGEA na capital do estado de São Paulo. Naquele dia 16 de fevereiro de 2008, estiveram presentes estudantes e profissionais formados em Gestão Ambiental de várias partes do estado apoiados por gestores de outras regiões do país. Assim nasceu a ANAGEA, com o objetivo de promover, congregar e representar os Gestores Ambientais em âmbito nacional. Surge devido à ausência de representação da classe frente às discussões relacionadas ao reconhecimento, regulamentação profissional e inserção no mercado de trabalho.
A Associação também atua junto à sociedade, isenta do vínculo político-partidário, compartilhando o conhecimento de seus profissionais nas questões ambientais, cumprindo assim com suas responsabilidades ideológicas inerentes a profissão.
Mesmo com pouco tempo de existência, já participou e promoveu eventos em vários estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e a capital federal Brasília, discutindo e ouvindo sugestões dos Gestores Ambientais para que através disto pudesse adquirir informações suficientes para a elaboração de um Projeto de Lei que pudesse responder aos anseios dos profissionais de Gestão Ambiental.

Conversando com alunos em Cuiabá e palestrando na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Articulou reuniões com os principais conselhos que incluem o Gestor Ambiental, como CREA, o CRQ e o CRA, além de encontro com coordenadores de cursos. Reuniu-se com ONGs, como a SOS Mata Atlântica e com estudantes de Gestão Ambiental, como o ENEGeA.

Reuniões com principais conselhos: CREA, CRA e CRQ
Vem desde sua fundação discutindo e trabalhando junto aos gestores ambientais pela regularização da profissão de Gestor Ambiental, assunto este que afeta a todos os que escolhem esta carreira como profissão.
No ano de 2010, uma importante conquista da ANAGEA, o primeiro passo para a regulamentação da profissão, a inclusão do Gestor Ambiental na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, sob o código “2140-10″, cuja as atribuições também serviram de base para a elaboração do Projeto de Lei.
Foi através do trabalho da ANAGEA  que nasceu o PL 5825/09 de autoria do ex deputado federal Renato Amary, que obriga as empresas constantes no cadastro nacional do IBAMA como potencialmente poluidoras a contratarem um profissional graduado ou pós-graduado em curso que lhe permita atuar em gestão ambiental. Esse projeto ainda está tramitando no Congresso Nacional.
Diante de tantas iniciativas, era questão de tempo, empenho e dedicação até que fosse possível protocolar o projeto de regulamentação dos Gestores Ambientais.
No último dia 21 de outubro, em São Paulo, a ANAGEA participou do “IV Encontro de Gestores Ambientais – Compromisso dos Municípios“, realizado no Auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Este evento, idealizado pelo deputado federal Arnaldo Jardim – PPS-SP, reuniu cerca de 200 pessoas entre prefeitos, vereadores, secretários de meio ambiente, gestores ambientais e lideranças políticas, empresariais e de organizações não governamentais.

Encontro com a ONG SOS Mata Atlântica e participando do IIIº ENEGeA, no Paraná
Arnaldo Jardim é um dos relatores da importantíssima “Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS”, aprovada no fim do ano passado e que leva o país a dar um grande passo para possibilitar o melhor gerenciamento de seus resíduos.
O deputado também tem forte atuação na área ambiental e, por isso, foi o principal aliado para a elaboração do PL de Regulamentação da Profissão dos Gestores Ambientais.

Momento da entrega da minuta do PL as mãos do Deputado Arnaldo Jardim e membros da ANAGEA no IV Encontro de Gestores Ambientais
O PL, já protocolado, quando aprovado, trará luz ao profissional de GAs, possibilitando os mesmos a finalmente exercerem suas funções que lhe são por direito.
Um grande passo foi dado, mas a vitória ainda precisa de muito empenho e dedicação. Nós da ANAGEA, conclamamos todos os Gestores Ambientais do país para se unirem  em prol deste mesmo ideal.
Ajude-nos a fazer história e concretizar um dos principais objetivos dos gestores ambientais!
Agora é a hora de nossas vozes serem ouvidas!
A ANAGEA agradece aos gestores ambientais, professores, coordenadores de curso e especialmente diretores e ex-diretores que participaram ativamente deste processo.

Fonte:http://www.anagea.org.br/2011/10/apresentado-projeto-de-lei-para-a-regulamentacao-dos-gestores-ambientais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário