novembro 09, 2011

SWU entrevista a ministra do Meio Ambiente

capa.jpg
Diante dos debates sobre sustentabilidade que o festival SWU vem promovendo ao longo do ano, o repórter Fabiano Rampazzo foi até Brasília conversar com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Nesta primeira parte da entrevista, ela falou sobre meio ambiente, a floresta Amazônica, cidades sustentáveis e reciclagem.
Quando perguntada sobre os problemas nas florestas brasileiras, a ministra lembrou que mais de 50% do território nacional possui cobertura florestal, e que o país é o mais importante no mundo em termo de biodiversidade. Investimentos em ciência, capacitação e qualificação foram as alternativas identificadas por Izabella, como necessárias para gerar conhecimento no âmbito da biodiversidade.
Sobre desmatamento, destacou o setor da pecuária como o maior causador de destruição da floresta Amazônica e explicou que a prática das queimadas está inserida em uma questão cultural e educacional. A ministra aposta primeiramente em uma atuação de prevenção para depois fiscalização: “Não apenas reprimir, mas criar alternativas”. Quanto às cidades sustentáveis, a responsabilidade de todos é colocada em pauta. “Para praticar meio ambiente tem que se pensar no coletivo” aponta ministra.
O SWU será realizado em São Paulo nos dias 12, 13 e 14 de novembro. O movimento artístico e cultural busca, através de fóruns, concursos culturais e shows, mobilizar o maior número de pessoas possíveis para conscientização em prol da sustentabilidade.
Assista o vídeo da entrevista abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário