novembro 03, 2011

Como tornar o horário de verão um aliado no lar

Com o horário de verão, que começou no último fim de semana, consumidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia, têm boa oportunidade de diminuir a conta de luz. Basta adotar medidas simples no dia a dia, mas que ajudam a economizar energia elétrica.

Dos aparelhos de casa, o que deve merecer maior atenção na hora de usar é o chuveiro elétrico, considerado o maior vilão do consumo doméstico. Segundo o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica da Eletrobras (Procel), ele responde por 24% do valor da conta de luz de uma residência.

Engenheiro eletricista da Assessoria de Estudos e Programas de Conservação de Energia de Furnas, Alexandre Reis recomenda que, em dias quentes, o consumidor deve colocar a chave do chuveiro na posição “verão”. “Além disso, evite usá-lo no horário de pico, entre 18h e 21h”, avisa.

A disposição de eletrodomésticos na cozinha também influencia no consumo de energia. O especialista explica que geladeira e freezer não devem ficar perto de fogão nem de aparelhos que produzam calor.

“Isso faz com que consumam mais energia para compensar o ganho de temperatura”, diz Alexandre, ressaltando que é preciso manter os aparelhos afastados das paredes pelo menos 15 centímetros. Assim, evita-se o superaquecimento.

Para quem estuda, a dica é optar por uma iluminação dirigida, usando spots. Isso garantirá economia de energia e proporcionará mais claridade. “O uso da iluminação dirigida torna o ambiente mais agradável e consome menos do que a tradicional luz central”, ensina o engenheiro.

Dicas úteis

- Lâmpadas fluorescentes consomem menos energia do que as incandescentes. A de 40 Watts ilumina mais do que a incandescente de 100 Watts, com consumo inferior, e tem vida útil 10 vezes maior.

- Não coloque roupas e tênis atrás da geladeira.

- Ao usar o ferro de passar, passe de uma só vez o maior número de peças possível e deixe o aparelho na temperatura indicada para cada tipo de tecido.

- Quando for jantar ou fazer um lanche, retire todos os ingredientes de uma única vez da geladeira. O abre e fecha faz com que o aparelho trabalhe mais para manter a temperatura e aumente o consumo de energia.

- A função stand by também é uma grande vilã da conta de luz. Ela consome entre 15% e 40% do gasto normal de energia dos aparelhos. Por isso, a dica é desligar diretamente nos aparelhos ou na tomada quando não estiverem em uso.

- Antes de comprar um equipamento, escolha eletrodomésticos de baixo consumo, que tenham o Selo Procel de Economia de Energia, que indica os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.



Fonte:http://www.procelinfo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário