abril 11, 2013

Vazamento de água radioativa em Fukushima pode durar até sexta



fukushima.jpg
A água contaminada não corre risco ainda de atingir o oceano
Foto: divulgação/Tepco

Milhares de litros de água radioativa vazaram de um tanque de armazenamento subterrâneo da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no sábado, 6 de março, conforme confirmou nesta terça-feira (9) o governo japonês. O vazamento ocorreu uma semana depois de ser registrado outro problema envolvendo vazamento de água radioativa.

Segundo o jornal NY Times, Ainda é incerta a quantidade de água que atingiu o solo, mas a Tokyo Electric Power Company (Tepco), empresa responsável pela administração da usina, declarou que os níveis de radiação fora da piscina têm aumentado. A estimativa é que ao menos 12 mil litros de água contaminada escapem até que o vazamento seja completamente controlado, o que deve acontecer na sexta-feira (12).

De acordo com a Tepco, este é o maior vazamento desde o terremoto. A água contaminada, entretanto, não corre risco ainda de atingir o oceano, uma vez que este está situado a mais de um quilômetro da usina.

Desde o terremoto que abalou o Japão em março de 2011, a Tepco vem enfrentando problemas com a manutenção dos reatores danificados sob controle. Os acidentes radioativos levaram o governo japonês a esvaziar a região ao redor da usina e proibir o consumo dos alimentos produzidos nas áreas próximas.

Ecodesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário