abril 29, 2013

Programa Ciência sem Fronteiras deve conceder 45 mil bolsas em 2013



students.jpg
A previsão é de que novos editais sejam anunciados no segundo semestre deste ano
Foto: sxc.hu

Desde 2011, cerca de 41 mil bolsas do Programa Ciência sem Fronteiras foram concedidas a estudantes brasileiros. Desse total, 23.851 foram aprovados em 2012, sendo que mais de 19 mil já estão no exterior. Outros 17.282 candidatos foram selecionados em chamadas este ano. O balanço do programa foi divulgado na última semana de abril, pelo Ministério da Educação (MEC).
A meta para 2013 é conceder, ao todo, 45 mil bolsas para estudantes se qualificarem no exterior. Até o mês de maio estão abertas chamadas para a China, Irlanda, Áustria, Bélgica e Finlândia. A previsão é de que novos editais sejam anunciados no segundo semestre deste ano.
O programa oferece bolsas para áreas consideradas prioritárias para o país, como ciências exatas, matemática, química e biologia, engenharias, áreas tecnológicas e da saúde. A meta do governo é qualificar 101 mil estudantes e pesquisadores brasileiros até 2015.

Ciência sem Fronteiras
O Ciência sem Fronteiras é um programa governamental que oferece bolsas de estudo no exterior. O objetivo do governo federal é promover o avanço da ciência, tecnologia, inovação e competitividade industrial por meio da expansão da mobilidade internacional.
O programa mantém parcerias em 35 países, com instituições e empresas. Até o momento, os destinos mais procurados pelos estudantes para o intercâmbio acadêmico foram: EUA, Portugal, França e Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário