abril 23, 2013

No século 20, a temperatura global foi a mais alta dos últimos 1400 anos



vilcaoecod.jpg
As alterações na temperatura podem ser atribuídas aos ciclos naturais na órbita planetária, erupções vulcânicas e variações na atividade solar
Foto: VancityAllie

Um estudo coordenado pela Universidade de Nova Gales do Sul, localizada na Austrália, no século 20, período em que a influência humana se tornou mais significativa, a temperatura global foi a maior nos últimos 1400 anos. O trabalho, publicado no dia 21 de abril, na revista Nature Geoscience, reconstruiu as temperaturas de dois mil anos até os tempos atuais.

Segundo a pesquisa, as alterações na temperatura podem ser atribuídas aos ciclos naturais na órbita planetária, erupções vulcânicas e variações na atividade solar. Os cientistas indicam que os fenômenos climáticas não afetaram todos os continentes simultâneamente. Eles utilizaram 511 amostras, incluindo medições dos anéis em troncos de árvores, recifes de corais, núcleos de gelo, formações em cavernas e documentos históricos, para refazer o mapa da temperatura.

Steven Phipps, um dos autores do trabalho, reforça que uma das características do aumento repentino da temperatura média global durante o período se deu depois de uma tendência de resfriamento global, que durou mais de um milênio.

A Natura sugere que a forma de medição utilizada na pesquisa vai possibilitar aos pesquisadores, no futuro, a entender melhor as causas da variabilidade climática e ajudar a prever mudanças no planeta. O levantamento contou com a participação de 78 cientistas de 24 países.

Eco desenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário