abril 11, 2013

Cientistas decretam degelo da maior plataforma de gelo do mundo

gelo2.jpg

As mudanças climáticas podem ocasionar o degelo, e consequentemente, a elevação do nível dos oceanos
Foto: BBC

A plataforma de Ross (Ross Ice Shelf), localizada na Antártica, é a maior do mundo, com uma área semelhante a da França, só que toda coberta por gelo. O aquecimento global, aliado à grande extensão do local, preocupa os cientistas. Segundo eles, as mudanças climáticas podem ocasionar o degelo e, consequentemente, a elevação do nível dos oceanos ao redor do planeta.

Uma pesquisa liderada por Nancy Bertler evidenciou, por meio de amostras de gelo que datam 150 mil anos de neve, a existência de sedimento marinho formado recentemente – o que em termos geológicos é avaliado em milhares de anos. Os dados ampliam as suspeitas de que a plataforma de gelo pode sucumbir.

O derretimento da maior plataforma de gelo do mundo pode acontecer nos próximos 50 anos.
Segundo a agência de notícias Associated Press, na pior das hipóteses, o processo de degelo levaria pelo menos 500 anos. Mas a equipe espera que o material recuperado contribua para estimar, até o final de 2013, se de fato vai levar 500 anos ou se pode levar 50 para a plataforma de gelo ruir, no ritmo atual de mudanças climáticas.

Descobrir a quantidade de tempo pode ajudar os governos a tomar decisões estruturais nas localidades costeiras e que ficam abaixo do nível do mar. Com as informações, eles decidirão se vão precisar construir, por exemplo, grandes diques ou se será necessário mover as populações para terrenos mais elevados.

Ecodesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário