abril 04, 2013

Etanol brasileiro é alternativa sustentável e atravessa momento positivo




Fonte: Sweeter Alternative
Quem ainda não percebeu, vai se dar conta em breve; a gasolina subiu. O aumento do preço nas refinarias foi anunciado pela Petrobras em 6,6%. Por mais que o repasse ao consumidor fosse estimado em 4%, a verdade é que, na prática, já dá para perceber que a elevação pode chegar a até 7% na bomba. Com isso, os olhos dos brasileiros se voltam para a alternativa que é criação nacional: o etanol da cana-de-açúcar. Este é um momento positivo ao combustível por alguns fatores diferentes.
Após conversa com os produtores de álcool, o governo decidiu elevar o percentual do etanol na gasolina. Atualmente, a proporção da mistura é de 20%, mas será de 25% a partir de 1º de maio. A decisão foi tomada depois que os produtores garantiram que a próxima safra será maior que a atual, passando a gerar volume de cerca de 27 bilhões de litros – hoje é de 22 bilhões. Para se ter ideia da grandiosidade desses números, vale dizer que a produção mundial de álcool é de 40 bilhões de litros. Para completar, as barreiras para a entrada do produto brasileiro no mercado norte-americano vêm caindo a cada ano. Em fevereiro de 2010, a Agência de Proteção Ambiental (EPA, em inglês), dos EUA, deu parecer favorável ao álcool do Brasil ao classificá-lo como biocombustível avançado. Esse é um reconhecimento à sustentabilidade do etanol, uma vez que ele reduz em mais de 60% as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.
Já no final de 2011, a notícia que pode mudar a realidade dos produtores daqui:  o Congresso dos EUA derrubou a taxação ao biocombustível brasileiro e também suspendeu os subsídios à produção de etanol americana. Com isso, o Brasil tem acesso ao mercado consumidor mais importante do mundo. O presidente americano, Barack Obama já havia se comprometido com a adoção de combustíveis alternativos e menos poluentes que o petróleo. A demanda por etanol aumentou, e as importações americanas subiram quase nove vezes até outubro de 2012. São ótimas notícias para o Brasil e para quem se preocupa com sustentabilidade: a cada tonelada de álcool combustível usado 2,3 toneladas de gás carbônico deixam de ser emitidas.
Fonte: Respostas Sustentáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário