março 19, 2013

Março 2013
Edição 010
Estudantes apresentam lixeira seletora na Febrace
O lixo seco é depositado em uma lixeira especial, que automaticamente identifica e remove os resíduos de metal para um compartimento exclusivo. O projeto é das estudantes do curso técnico em Eletrônica do campus Pelotas do IFSul, Bruna Guterres e Ana Carolina Classen, que tiveram a ideia de produzir uma Lixeira Eletrônica Seletora Sustentável a partir da observação. “Percebemos que muitas pessoas não depositam os resíduos no local correto, e pensamos em uma forma de separá-los automaticamente, para facilitar o processo de reciclagem”, explica Ana Carolina.
A relevância da iniciativa foi reconhecida pela organização da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), através da seleção do projeto para a próxima edição do evento, que começou segunda (11), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. A Feira é promovida desde 2003 com o intuito de estimular os estudantes da educação básica a desenvolverem projetos científicos, além de promover a aproximação entre estudantes e professores de escolas públicas e privadas das universidades.
Para as jovens, além de um espaço para mostrar sua ideia a profissionais, educadores e estudantes de todas as partes do país, a participação na Feira representa uma oportunidade de aprendizado. “Vamos conhecer projetos de todo o Brasil, vai ser importante para seguirmos desenvolvendo novas ideias”, diz Bruna.
A meta ao retornarem da Feira é qualificar ainda mais o projeto - orientado pelo professor Adão Antônio de Souza Júnior e coorientado pelo professor Igor da Rocha Barros. Hoje, a Lixeira Eletrônica Seletora Sustentável possui sensores, motores de corrente contínua e dispositivo microcontrolador para identificar e separar os resíduos metálicos. As estudantes pretendem agora empregar dispositivos capazes de identificar e separar todos os diferentes tipos de resíduos recicláveis depositados.
Feira Latinoamericana
Antes mesmo de irem à Febrace, a indicação para participar da Feira já começa a render frutos para Ana Carolina e Bruna. A Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POC) selecionou o projeto para representar o Brasil na Equador 2013 - 2ª Feria Exposición Latinoamericana de Empreendimientos Productivos, Ciencia e Tecnologia. A Feira ocorre entre 18 e 20 de abril na cidade de Ambato, e é promovida peça República do Equador por iniciativa da Cooperativa de Ahorro y Crédito Cámara de Comercio de Ambato e do Programa Aprender a Empreender.

Ciclo de Cinema exibe “Les Triplettes de Bellevillle”
O Projeto de Extensão Ponto de Vista – Ciclo de Cinema e Design, com coordenadoria do professor Alexandre Assunção, retoma as atividades no ano de 2013 com a exibição de “Les Triplettes de Belleville”. Dirigido por Sylvain Chomet, a animação conta a história de Champion, um garotinho melancólico adotado por sua avó. Notando sua paixão pelo ciclismo, ela o incentiva a atividade e, com o passar dos anos, Champion torna-se profissional, participando da célebre “Tour de France”.  Durante a corrida, ele é levado por dois homens de preto. Madame Souza e seu fiel cachorro Bruno saem à sua procura, chegando ao outro lado do oceano, numa megalópole chamada Belleville. Lá eles encontram as “Triplettes de Belleville”, excêntricas estrelas do music-hall dos anos 30, que resolvem ajudá-los a encontrar Champion. O grupo enfrenta situações inusitadas. O primoroso desenho animado “Les Triplettes de Belleville”, pequena maravilha de humor sutil, fez parte da seleção oficial do Festival de Cannes de 2003.

O filme será exibido gratuitamente sábado (16), às 17h, no auditório principal do campus Pelotas.
Inovtec 2013 já está recebendo artigos
A Comissão Organizadora do 2º Seminário de Inovação e Tecnologia abriu as inscrições de artigos para o evento, previsto para acontecer em 19 e 20 de junho. Os interassados devem submeter o resumo do artigo até o dia 30 de abril pelo emailinovtec@ifsul.edu.br.
O tema central do Inovtec é a inovação cientifica e tecnológica, e os artigos devem abordar assuntos que se relacionem com o tema central, tais como: educação, processos de fabricação mecânica, processos de transformação de polímeros, materiais cerâmicos, materiais poliméricos, materiais metálicos, compósitos, gestão da produção, manutenção, simulação numérica, corrosão, meio ambiente, mecânica de fratura e integridade estrutural, nanotecnologia, tribologia, entre outros.
Campus Pelotas: Pça Vinte de Setembro, 455 - Pelotas - RSTel: (53)2123.1000 / Fax: (53)2123.1006http://pelotas.ifsul.edu.br/portal

Nenhum comentário:

Postar um comentário