março 19, 2013

Emissões do Carnaval de Salvador compensadas com plantio de 13 mil árvores



plantio-t.jpg
Serão necessárias 12.919,3 mudas para compensação
Foto: Divulgação

As empresas Braskem e Cetrel irão realizar em Salvador uma ação de sustentabilidade em parceria com a Secretaria Cidade Sustentável e o  Instituto Fábrica de Florestas (IFF), informou o portal Ibahia. O projeto prevê a plantação de 13 mil mudas de árvores na capital baiana, nas regiões do Parque São Bartolomeu e Vale do Rio Jaguaribe.
A ação faz parte de um projeto piloto de monitoramento da qualidade do ar respirado pelos foliões no Carnaval, entre os dias 6 e 13 de fevereiro. Para compensar todos os gases poluentes respirados neste período, a Organização das Nações Unidas (ONU) avaliou a quantidade proporcional de árvores a serem plantadas. Como na folia de Momo de Salvador foram emitidas 129.133 toneladas de gases-estufa, serão necessárias 12.919,3 mudas para compensação.
Em geral, foram verificados poluentes convencionais emitidos pelos trios elétricos e carros de apoio, como dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, como material particular inalável nos circuitos da folia.
O início do plantio, que terá um investimento total em torno de R$ 123 mil, tem início previsto para o mês de abril, quando começam os períodos chuvosos em Salvador, no sentido de garantir um melhor aproveitamento das mudas. Cada árvore ocupará cerca de 6m², ocupando uma área total equivalente a 11 campos de futebol.

Fonte: Ecodesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário