março 11, 2013

Aonde você vai sozinho com tanto lugar no carro?

Foto: Rhobite - HOV na Estrada interestadual 91 no Connecticut / EUA

O futuro da mobilidade no planeta aponta para vários caminhos, mas o rumo que de fato irá tomar ainda é uma incógnita. O desafio hoje ainda é economizar para garantir a mobilidade para o trabalho, lazer ou mesmo para ter acesso aos serviços de uma cidade. Uma iniciativa para superar o problema, a carona solidária, não para de acelerar, mobilizando cidadãos e ambientes corporativos. No entanto, em muitos casos, para que essa cultura ganhe força é necessária uma maior colaboração do poder público, oferecendo outras vantagens para as pessoas que compartilham automóveis.
Pensando nisso, em muitos países foram criadas pistas exclusivas para veículos com grande taxa de ocupação (carpool lanes ou HOV). O nível de ocupação mínima por automóvel nessas pistas varia de 2 a 3 ocupantes. Essas linhas buscam aumentar a ocupação média dos veículos, com o objetivo de reduzir o congestionamento e os níveis de poluição atmosférica. Os Estados Unidos foram pioneiros na ideia e já contam mais de 1.600km espalhados em 126 pistas desse tipo.
Grandes cidades na Europa, Canadá, Austrália e Nova Zelândia também garantem aos carros com maior índice de ocupação faixas mais livres e gratuitas, nos horários onde o tráfego é mais intenso. Já os motoristas solitários, ao trafegar por elas, pagam uma taxa. Hoje, já não é tão raro também encontrar estacionamentos rotativos que oferecem vagas exclusivas para carros mais ocupados. Grandes condomínios também disponibilizam vans ou ônibus para seus moradores ou visitantes. Além do benefício direto ao meio ambiente, há que se considerar os benefícios sociais e a grande economia gerada para todos.
Portanto, a melhor hora de pegar carona nessas ideias é agora. Para o desperdício, sinal vermelho!
Fonte: Respostas Sustentáveis - Artigo escrito por Mauro Vianna


Nenhum comentário:

Postar um comentário